“Entenda a diferença entre as pastilhas de freio cerâmica e metálica”

Foto divulgação

Por: Auto Mecânica Nicoluzzi

19/11/2020 - 14:11

O bom funcionamento do freio é essencial para a segurança de todos os passageiros, assim é preciso confiar nas pastilhas utilizadas no veículo.

No sistema de frenagem, são as pastilhas de freio que sofrem os maiores impactos. Elas são os dispositivos que entram em contato com o disco de freio, aplicando pressão para que o veículo pare.

Pastilhas de cerâmica

Ela muito mais usada no exterior do que no Brasil, devido ao seu custo mais elevado, grandes marcas, como Porsche e Ferrari já fazem seu uso em série.

Pastilhas e discos de cerâmica ganham 11 metros a cada segundo de frenagem, o que resulta em um desempenho 25% maior do que se tivesse equipado com pastilhas metálicas convencionais. O conjunto pastilha e disco de cerâmica tem durabilidade e resistência e tornam a frenagem bem silenciosa.

Suportam altíssimas temperaturas sem deformidades, e durante chuva tem a eficiência quase total, pois não absorvem água.

Pastilhas metálicas ou “normais”

As pastilhas convencionais são feitas de componentes metálicos. É amplamente usada na maioria dos carros do país.

Há bastante variação de preço entre as pastilhas metálicas, desde preços baixos à preços altíssimos. A manutenção dela é fácil pois se encontra facilmente as peças no mercado, e em estoque. É também fácil a identificação da hora da troca, pois elas costumam fazer ruídos quando desgastadas.

Onde encontrar

A Auto Mecânica Nicoluzzi pode ser encontrada na rua Carlos Hardt, 688, no bairro Água Verde, em Jaraguá do Sul.

Para mais informações entre em contato: (47) 3371-2390 | 9 9136-3230 (Whatsapp). Acompanhe as novidades através do Facebook (@automecanicanicoluzzi).