No período de fim de ano, as famílias que possuem mais de um carro podem optar por apenas viajar com um e o outro deixar na garagem. Mas você sabia que carros que ficam parados por mais de 20 dias merecem cuidados? Algumas medidas preventivas são essenciais.

A primeira providência é fazer uma limpeza completa no veículo, é importante para evitar a proliferação de fungos. Também deve-se fazer a higienização do sistema de climatização.

Freios e pneus merecem atenção especial. Uma ação preventiva é não acionar o freio de mão do veículo. O motorista pode deixá-lo com uma marcha engrenada e um calço nas rodas (apenas se a garagem for plana). Isso evita que as lonas de freio fiquem coladas aos tambores.

Calibrar os pneus com pressão de 20% a 30% maior que a usual, é outra dica, assim eles demorarão mais tempo para esvaziar.

A bateria é o item que mais sofre com a falta de uso. Dependendo do tempo, a carga pode acabar e, se ocorrer, não será possível dar a partida no motor. Um mecânico de confiança pode auxiliar em uma ação preventiva: desligar o cabo negativo da bateria, que ajuda a manter a capacidade de partida por mais tempo.

Cuidados adicionais tornam-se necessários se o tempo que o veículo ficar parado for muito longo (três meses ou mais). Nesse caso, outros problemas começam a surgir. Um deles é a degradação do combustível no tanque, tanto a gasolina, quanto diesel e álcool.

 

Quanto maior for o tempo em que o veículo permanecer parado, haverá muito mais com que o proprietário se preocupar.

A Auto Mecânica Nicoluzzi estará de férias do dia 23/12 ao dia 04/01. Plantão: (47) 99136-3230.

Onde encontrar

A Auto Mecânica Nicoluzzi pode ser encontrada na rua Carlos Hardt, 688, no bairro Água Verde, em Jaraguá do Sul. Para mais informações entre em contato: (47) 3371-2390 | 9 9136-3230 (Whatsapp). Acompanhe as novidades através do Facebook (@automecanicanicoluzzi).