Foto: Divulgação | Freepik/Malagrine.
Foto: Divulgação | Freepik/Malagrine.

Os carros automáticos são vistos como um conforto que facilita a vida dos motoristas. Contudo, é importante estar atento ao que cada letrinha no câmbio automático realmente faz para tirar o melhor proveito da tecnologia e evitar danos ao veículo. Veja o guia:

  • Letra “P” - Estacionamento: esta é a função de estacionamento e deve ser usada com o carro já estacionado e com o freio de mão puxado. Com ela acionada, em eventuais “encostadas”, o carro não irá se movimentar;
  • Letra “R” - Marcha Ré: função idêntica às marchas rés de veículos não automáticos;
  • Letra “D” - Marcha Lenta: está função significa "Drive" (dirigir) e permite que o carro vá da primeira a ultima marca automaticamente na medida em que o acelerador é pressionado.
  • Números 2 e 3: alguns veículos possuem estes número e ao selecionar estas funções, você diz ao carro que ele só pode ir da primeira marcha até a selecionada na alavanca. Alguns carros também tem a função “L” que terá uma função parecida;
  • Letra S - Modo esportivo: esta função garante ao motor mais potência. Com ela acionada o carro irá trocar de marcha em giros mais altos para melhorar a aceleração. O efeito colateral dessa função acionada é o aumento no consumo de combustível.

Nunca esqueça de trocar o óleo do câmbio automático

O óleo reduz o atrito na troca de marchas do câmbio automático. Sem ele, as engrenagens vão superaquecer e eventualmente acontecerão danos irreparáveis no câmbio. Venha até a Mundial Auto Mecânica para fazer trocar o óleo do seu câmbio automático ou fazer um diagnóstico da funcionalidade dele.

Onde encontrar

A Mundial Auto Mecânica fica na rua Massaranduba, 100, bairro Vila Lalau em Jaraguá do Sul. Você pode marcar um horário pelo telefone: (47) 3372-3960. Saiba mais sobre nós pelo Facebook da Auto Mecânica Mundial.