“5 erros comuns que fazem o carro gastar mais combustível”

Foto Divulgação.

Por: Auto Mecânica Melchioretto

15/09/2020 - 06:09

O consumo de combustível é uma das principais preocupações dos motoristas na hora de comprar um veículo. Contudo, muitos não sabem que existe uma série de fatores que vão além da marca e modelo do carro que fazem um carro “beber” mais ou menos.

Alguns problemas são simples e fáceis de resolver, outros envolvem manutenção e ajuda de um mecânico, mas nós vamos listar o que você precisa saber para aumentar ao máximo a eficiência de consumo do seu veículo.

1. Calibragem dos pneus

Todo o carro tem um valor de calibragem recomendado pelo fabricante, mas muita gente acha que isso é “frescura”. Não é! Um pneu rodando com calibragem 10% a menos da ideal pode aumentar o consumo de combustível em até 10%.

2. Calibragem para carros lotados

Outro ponto que poucos sabem é que existem dois valores para a calibragem de um carro. Um deles deve ser usado quando o carro está vazio e o outro quando o carro está lotado. Ou seja: se você for viajar com o carro cheio é bom fazer a calibragem correta para a quantidade de peso.

3. Ar condicionado

Esta dica pode surpreender muitas pessoas, mas em algumas situações usar o ar condicionado é mais econômico do que abrir as janelas. Em velocidades acima de 40km/h, janelas abertas diminuem a aerodinâmica e isso faz com que o carro consuma mais combustível.

4. Velas sujas

Este problema é normalmente o mais fácil de perceber, já que o carro começa a apresentar falhas na aceleração. Além das velas, problemas nas bobinas também aumentam bastante o quanto o carro usa de combustível para trafegar.

5. “Pés pesados”

É muito comum que pessoas da mesma família tenham uma taxa diferente de consumo usando o mesmo carro. Isto acontece porque quando um carro é acelerado mais bruscamente, muito mais combustível do que seria necessário é jogado no motor.

Se mesmo com estes cuidados o seu carro apresentar um consumo de combustível maior que o normal, venha até a Auto Mecânica Melchioretto para uma inspeção.

Onde encontrar

Estamos na rua 25 de Julho, 1715, na Vila Nova em Jaraguá do Sul. Para marcar um horário, entre em contato pelo telefone: (47) 3371-5928. Para ficar por dentro das novidades, curta nossa página no Facebook.