“Riscos empresariais: como evitar prejuízos?”

Rubian Carla Libardo, consultora financeira especialista em Finanças e Controladoria

Por: Maffezzolli Consultores Associados

22/09/2021 - 12:09 - Atualizada em: 22/09/2021 - 12:16

Diariamente são tomadas diversas decisões no ambiente empresarial, e essas decisões estão acompanhadas de um grau de risco. Podemos considerar que o risco empresarial surge através de variações na tomada de decisão ou a falta de ação perante uma situação, ou seja, não fazer nada também tem seu grau de risco.

As empresas, independente do seu porte, estão sujeitas a diversos tipos de riscos empresariais, como: os riscos financeiros, associados diretamente às operações financeiras da empresa, os riscos relacionados à integridade, como fraudes ou omissões, atos ilegais, os riscos de comportamento, ligados à desmotivação ou insatisfação dos funcionários e gestores.

A gestão de riscos representa uma grande importância para o controle de prejuízos causados, e para que essa gestão seja eficaz é necessário conhecer os tipos de riscos ao qual a empresa está exposta.

Os riscos empresariais estão ligados aos controles internos da organização no sentido de que os controles existem para auxiliar na gestão, mitigação ou exclusão do risco. Existem riscos que muitas vezes podemos prever e realizar ações para atenuar os impactos, porém, mesmo assim, a empresa pode ter perdas significativas. Percebe-se então o quão importante é o gestor ser assertivo ao optar por aquilo que gerará como consequência o menor prejuízo.

Você conhece os potenciais riscos que a sua empresa está exposta? Na sua empresa existem controles internos para a gestão de risco? Nós da Maffezzolli Consultores temos uma vasta experiência em lidar com esse assunto e podemos te ajudar.

Texto Rubian Carla Libardo consultora financeira, especialista em finanças e controladoria.

Onde encontrar

A Maffezzolli & Consultores Associados atende reuniões empresariais exclusivamente no CoolWorking na rua Augusto Mielke, 120 – bairro Vila Baependi em Jaraguá do Sul. Contato pode ser feito pelo telefone: (47) 99115-9091 ou e-mail: contato@maffezzolliconsultores.com

Fique por dentro das novidades pelo Instagram @maffezzolli.consultores.