“Catarata: principal causa de cegueira reversível no mundo”

Por: Lucas Vianna Figuêiredo

03/09/2019 - 15:09 - Atualizada em: 03/09/2019 - 15:17

Nós possuímos, em nossos olhos, estruturas que trabalham em conjunto para que ocorra a formação da imagem em nossas retinas. O cristalino é fundamental neste processo.

O cristalino é uma lente transparente que se localiza atrás da pupila e aumenta com o envelhecimento, variando neste processo de 3 até 6 mm de tamanho. Ele tem enorme importância para a visão nítida dos objetos ao nosso redor.

Quando ocorre a opacificação desta lente natural a classificamos a como catarata.

Prevalência na população

A prevalência de catarata varia de acordo com a idade e região estudada mas sempre aumenta com o envelhecimento.

Nos países de clima tropical, o aparecimento é mais precoce. Em estudos já realizados, a existência de catarata variou na população idosa de 46% a 82%.

Mesmo sendo muito mais comum em adultos e idosos, a catarata pode ocorrer em crianças. As cataratas congênita e infantil aparecem nas primeiras idades, e podem afetar o desenvolvimento da visão ao longo da vida.

Fatores de risco

  • Fumo: 15% dos casos de catarata nuclear poderiam ser evitadas apenas cessando o tabagismo.
  • Luz ultravioleta, comorbidades e uso de corticóides: são outros fatores de risco para o desenvolvimento de catarata.

Tratamento

O tratamento da catarata é exclusivamente cirúrgico. O controle dos fatores de risco pode retardar seu aparecimento, mas com 80 anos de idade, a probabilidade de o paciente ter catarata é cerca de 90%, mesmo entre os mais saudáveis.

O cristalino opaco do paciente é trocado por uma pequena lente ocular que se localiza atrás da pupila, dentro do saco capsular.

O bom cirurgião, com princípios médicos acima de tudo, sabe ponderar e colocar na balança do “risco x benefício” todos os dados do paciente para que a indicação da cirurgia não seja apenas só um procedimento a ser realizado e sim uma experiência real de melhora da saúde.

Clínica Correção da Visão

R. Leopoldo Malheiro, 172 , no Centro de Jaraguá do Sul | Telefone: (47) 3054-5700

Diretor técnico: Dr. João Roberto A. Machado
CRM 19.798
RQE SC 11.411