“Cerveja, bebida democrática”

Foto Divulgação

Por: Maestros Cervejeiros

18/09/2019 - 15:09 - Atualizada em: 18/09/2019 - 16:54

Olá, amigos cervejeiros e amantes da boa cerveja! Nesta semana vamos comentar sobre o consumo democrático das cervejas. Sua produção e consumo remontam de tempos antigos e, desde sempre, ela foi considerada uma bebida popular, mas também estava relacionada aos nobres, bem como, homenagem aos deuses.

Entretanto, no Brasil, até pouco tempo, a cerveja era considerada um produto de consumo popular. A massificação das cervejas artesanais tem quebrado várias barreiras, pois já é possível encontrá-las nos botecos mais simples até os mais sofisticados restaurantes. Inclusive, locais antes especializados em outras bebidas agora disponibilizam espaços nobres para as cervejas.

Curiosidade: a cerveja já era conhecida pelos antigos sumérios, egípcios, mesopotâmios e iberos, remontando, pelo menos, há 6.000 anos a.C. A mais antiga lei que regulamenta a produção e a venda de cerveja é a Estela de Hamurabi, que data de 1.760 a.C.

Nela, se condena à morte quem não respeita os critérios de produção de cerveja indicados. Incluía várias leis de comercialização, fabricação e consumo da cerveja, relacionando direitos e deveres dos clientes das tabernas.

O Código de Hamurabi também estabelecia uma fração diária de cerveja para o povo da Babilônia: dois litros para os trabalhadores, três para os funcionários públicos e cinco para os administradores e o sumo-sacerdote.

Para agendar

Neste dia 21 de setembro acontece o 1º Strassenfest na Cervejaria Maestro. Trata-se de uma festa de rua de origem alemã. Haverá muita comida típica alemã feita pelo Food Truck Jardim da Barra do chef Cláudio, música da Banda Rothenburg, e muita cerveja boa da Maestro.

A festa acontecerá das 10h às 17h e é uma realização da Revista Nossa e da Cervejaria Maestro. Ingressos à venda na Revista Nossa, Cervejaria Maestro e no Restaurante Armalwee (no ginásio do Parque).

E preparem-se para dia 5 de outubro! A grande Festa de Aniversário de 5 anos da Cervejaria Maestro com lançamento da Cerveja 5º Simphonia! Trata-se de uma Russian Imperial Stout comemorativa com o Special Coffee Blumenau e foi concebida por nosso Mestre Cervejeiro Fábio Stein para ser uma cerveja de construção rica, bela, sofisticada e única na história da Maestro assim como foi a 5º Sinfonia de Beethoven.

Se for dirigir não beba! Produto destinado para maiores de 18 anos. Seja consciente!

Maestros Cervejeiros
Fábio Stein, Júlio Silva e Sidnei Ramthun
maestro@cervejamaestro.com.br
www.cervejamaestro.com.br
(47) 3054 4480