“Convivendo com os morcegos”

Por: Imunizadora Jaraguá

25/01/2021 - 11:01 - Atualizada em: 25/01/2021 - 11:27

Morcegos, esse é o animal do nosso assunto de hoje, mais especificamente os insetívoros que comumente coabitam nossas residências. Eles somam aproximadamente 70 % das espécies de morcegos da natureza, onde os outros 30% são compostos basicamente de morcegos frugívoros.

Claro que existem os famosos morcegos hematófagos, mas conhecidos como vampiros, mas correspondem a uma quantidade extremamente pequena de espécies e de animais. Por sua aparência muito peculiar e comumente associada a histórias de terror, nos causa repulsa e nos deixa receosos.

No entanto, o real motivo pelo qual os morcegos insetívoros devem nos trazer cautela são os malefícios que sua permanência em nossas casas podem trazer. O primeiro inconveniente trazido pela permanência de morcegos nas residências é o mau cheiro advindo do acumulo de urina e fezes do animal, mas o odor ainda é o menor dos problemas, este acumulo, além de impregnar e deteriorar as superfícies em que se depositam, podem causar infecções respiratórias como a histoplasmose, e alergias de pele.

As fezes dos morcegos são grandes fontes de alimento para insetos, como baratas e escaravelhos, que também transmitem doenças como, salmonelose, listeriose, campolobacteriose, febre tifoide e disenteria, onde os principais sintomas são: diarreia, cólicas abdominas e/ou febre, ou seja as famosas viroses.

Apesar das doenças causadas diretamente pelos morcegos e dos insetos que se alimentam de suas fezes, este animal tem um grande papel no controle de insetos, principalmente voadores, como mosquitos, pernilongos e outros.

Um morcego come em média 3.000 insetos por noite impedindo a proliferação descontrolada destes, portanto, os morcegos têm grande importância no ecossistema e não pode ser exterminado, devendo assim efetuar o remanejo do animal.

Quando estes animais inconvenientes estiverem te incomodando, conte com uma empresa especializada e capacitada para remaneja-los com toda a segurança e assistência.

Sobre nós

Estamos a mais de quatro décadas prestando serviços dedicados ao Controle de Pragas urbanas, Higienização de Caixas d’água, cisternas e poços. Somos pioneiros em nosso segmento de atuação e temos tradição em controle de pragas na região norte do Estado de Santa Catarina. Solicite um orçamento gratuito através do telefone 47 3371-1558 ou whatsapp 47 99975-1771.

Conte sempre com a Imunizadora Jaraguá.
Desde 1975 protegendo patrimônios e zelando pela saúde publica

Estamos na Rua José Emmendoerfer, 1781, no bairro Nova Brasília em Jaraguá do Sul.

Clique aqui para acessar o site e saber mais.