“Saiba quais sinais indicam que a bateria do carro precisa ser trocada”

Por: Auto Elétrica São Luiz

21/07/2020 - 12:07 - Atualizada em: 21/07/2020 - 18:06

O que você sabe sobre a bateria do seu carro? Você entende o seu funcionamento, pra que serve, se precisa de manutenção, por exemplo?

A bateria é de suma importância para o funcionamento do veículo. Ela é quem tem energia para fazer o motor de arranque virar, o que dá a partida no carro. Além disso, alimenta todo o sistema elétrico e eletrônico.

Antigamente, existiam baterias em que era possível ver o nível da água, mas, atualmente, todos os modelos são selados, sem a necessidade de manutenção. Quando a bateria estraga, devemos trocá-la.

Recarga incorreta danifica a bateria

Existem casos em que a bateria do veículo descarrega por mau uso ou por esquecimento de um farol aceso, por exemplo. Muitas pessoas fazem a recarga da bateria por meio de transferência de um carro para outro.

Nesses casos, existe o polo positivo e o negativo, e se a ligação for feita de forma incorreta ou invertida, pode ocasionar em curto-circuito e danificar a bateria. Portanto, é sempre indicado solicitar auxílio de um técnico eletricista certificado.

Quando a bateria precisa ser trocada?

Segundo especialistas, a durabilidade de uma bateria, em média, é de 2 a 3 anos, mas pode cair pela metade se o dono não tiver os devidos cuidados. Alguns sinais básicos indicam que a vida útil da bateria do seu carro pode estar acabando. Por isso é importante que o proprietário conheça mais sobre o próprio veículo.

Um dos principais fatores que indicam a necessidade de troca da bateria é a perda de potência do arranque. Muitas vezes, inclusive, pode acender alguma luz no painel. Por isso, preste atenção: se você deixou o carro parado, sem as luzes acesas ou o som do carro ligado, por exemplo, e depois não conseguiu dar a partida, pode ser que a bateria esteja danificada.

Atualmente, existem vários tipos de bateria. O modelo convencional é aplicado na grande maioria dos veículos. Entretanto, os carros mais novos, com tecnologia aplicada e com sistema start-stop, utilizam modelos específicos, que é o caso das baterias AGM e EFB.

Para fazer a troca da bateria, principalmente nesses casos especiais, existe um procedimento correto. Por isso, contate sempre um técnico eletricista qualificado.

Onde encontrar

A Auto Elétrica São Luiz fica na Rua Valdir José Manfrini, 285, bairro Tifa Martins, Jaraguá do Sul. Para mais informações entre em contato pelo telefone (47) 3084-6004.

Acompanhe a Auto Elétrica São Luiz no Facebook para ficar por dentro das novidades.