OCP: há 103 anos pautando o que impacta a vida das pessoas

Por: Editorial

10/05/2022 - 06:05

O mundo da comunicação se tornou multiplataforma. Mas para chegar até aqui, o OCP experimentou e superou, historicamente, todos os caminhos e desafios necessários imagináveis.

Hoje, como periódico mais antigo em circulação do estado de Santa Catarina, a atual Rede OCP de Comunicação sopra mais uma velinha como marco de sua existência, brindando com a comunidade, leitores e parceiros.

Compreender o presente sempre requer um olhar ao passado. Há algumas décadas, as pessoas esperavam chegar as notícias. Agora, o turbilhão de notícias espera pelo clique das pessoas. Essa é a grande transformação.

Na Rede OCP, há o extremo cuidado em monitorar e analisar como os conteúdos são consumidos. Este é um fator que alimenta e fundamenta o processo de evolução e o olhar para o futuro. Os atuais consumidores de informação, numa época de massificação de conteúdos fake, anseiam por algo diferenciado, exclusivo e crível.

Evidentemente, o leitor atento e crítico, sempre buscará uma fonte confiável. Inserido nesse paradigma, a Rede OCP se orienta e investe em tecnologias, dentro da nova dinâmica da comunicação multiplataformas e multicanais, correspondendo a esse novo panorama de “pluridemandas” midiáticas.

Os tempos turbulentos pelos quais estamos passando, motivam duas posturas estratégicas determinantes por parte das organizações jornalísticas: i) a de ‘melhor se guiar’; ou ii) a de ‘se deixar guiar’. As orientadas pela oportunidade de ‘melhor se guiar’, concentram e incorporam esforços na operação fact-checking de forma obstinada e meticulosa, preservando a integridade e credibilidade da informação. Já, as que adotam a postura contrária, seguem engrossando o caldo da desinformação até sucumbirem.

Por isso, evolução é a palavra que orienta as ações da Rede OCP nesse mundo disruptivo. Para celebrar, nesta terça-feira (10), mais um ciclo dessa centenária trajetória, a Rede OCP, em parceria com a Associação Empresarial de Jaraguá do Sul (Acijs), presenteia a comunidade empresarial, leitores e parceiros com a palestra gratuita

“Cenários Econômicos e seus Impactos sobre a Eleição Presidencial” a ser proferida pelo Economista-chefe do Banco BV, Roberto Padovani, às 18h30, no Cejas.

Por fim, cabe ressaltar que o novo jornalismo da Rede OCP, seguirá entusiasticamente com sua missão de informar com credibilidade, responsabilidade e liberdade, porém, transcendendo a prática de fornecer notícias, e incorporando, sob perspectiva transformadora, o propósito de ser agente formador de opinião e promotor de meios legítimos para uma sociedade mais evoluída.