Jaraguá do Sul se destaca, estadual e nacionalmente, por exibir excelentes indicadores de segurança pública. No entanto, além do esforço em se manter esse padrão, sempre é possível melhorar.

A polícia, enquanto guardiã da sociedade e da cidadania, tem a desafiadora missão de garantir a ordem pública e preservar a integridade física dos cidadãos e do patrimônio, tendo como fim, a justiça. Isso requer, obviamente, estrutura, capacitação, inteligência, colaboração coletiva e vontade política.

Particularmente, em nosso município, a segurança pública tem recebido uma atenção diferenciada, tanto por parte do poder público quanto da sociedade civil e empresarial. E mais um passo importante nessa direção, é a recente aprovação, pela Câmara de Vereadores, do projeto de reforma da Delegacia da Comarca de Jaraguá do Sul.

Considerando que a concentração de todos os flagrantes da região se dá aqui em nossa Delegacia, com estrutura improvisada, esse investimento de 4,3 milhões de reais, dos quais 2,9 milhões sendo investimentos da Prefeitura, irão otimizar a estrutura e capacidade de operação da Polícia Civil.

Importante destacar, ademais, que a verba para custear essa providencial reforma, vem do orçamento da Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo, por meio de Convênio de Trânsito Municipal, estabelecido entre a Secretaria de Estado de Segurança Pública e a Prefeitura de Jaraguá do Sul.

Maiores detalhes sobre essa importante benfeitoria, o leitor poderá em matéria publicada pelo OCP. Por fim, cabe ressaltar que segurança pública não é uma missão exclusiva do poder público. O padrão de cidade segura e organizada que a sociedade vislumbra, sempre será resultado, também, da postura e contribuição de cada cidadão.