Educação: escolas se preparam para o retorno presencial

Editorial OCP News

Editorial OCP News

Por: Editorial

10/10/2020 - 06:10

Por Nelson Luiz Pereira _ conselheiro editorial do OCP

A Educação é um processo social em que pais, escolas e alunos se encontram envolvidos e comprometidos com objetivos e perspectivas convergentes, falando uma linguagem acessível, dividindo tarefas distintas, mas, com responsabilidades comuns, com vistas à formação e evolução.

Neste processo, a interatividade presencial, que é de fundamental importância, foi sensivelmente comprometida pela pandemia do coronavírus. Consequentemente, o ambiente do ensino-aprendizagem foi, circunstancialmente, convertido em virtual, tendo que se reinventar.

No entanto, graças ao esforço, comprometimento e criatividade dos educadores e estrutura educacional, o processo de ensino e aprendizagem manteve seu fluxo, ‘preenchendo o isolamento’.

Agora o momento é de preparação para o tão desejado retorno presencial, e nesta semana o governo do Estado já definiu as regras para as escolas públicas e privadas de Santa Catarina.

Inicia-se, então, um planejamento logístico, estrutural e pedagógico, para operacionalização gradual, em consonância com as medidas de flexibilização e cuidados sanitários.

Salienta-se que Jaraguá do Sul já possui seu protocolo de ação planejado para o retorno do presencial. O documento está sendo moldado às diretrizes estabelecidas pelo Estado, para as devidas ações práticas.

Cabe por fim evidenciar que, toda esta mobilização responsável, com vistas a retomada do processo de ensino e aprendizagem presencial, está se conduzindo com critério, sensibilidade e compromisso para com as instâncias educacional, humana e social. Por conta disso, o ‘novo normal’ será de significativo aprendizado e crescimento.

 

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Mais notícias você encontra na área especial sobre o tema:

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul