BR-280: um sonho próximo de ser concretizado

Editorial OCP News

Editorial OCP News

Por: Editorial

06/10/2020 - 06:10

Por Nelson Luiz Pereira _ conselheiro editorial do OCP

Nosso detestado gargalo, que há muito espera ser dilatado como forma de mitigar o estrangulamento viário, aumentar a fluidez, as interações espaciais, e impulsionar as atividades produtivas e turísticas da região, está próximo de ser superado com a duplicação do trecho urbano da BR-280.

O sonho regional, por muitos anos alimentado, está muito próximo de se tornar realidade. É inquestionável a importância estratégica de tal obra, pois trata-se de uma artéria fundamental na malha viária regional, por escoar significativo volume de produção industrial e de grande potencial exportador.

O cronograma, que prevê conclusão até junho de 2021, contempla adequação, duplicação, melhoramentos e restauração da pista existente, além de Obras de Arte Especiais (OAE) no trecho entre a rodovia SC-108 (que vai para Joinville) e a Ponte do Portal, sobre o Rio Itapocuzinho, no limite entre Guaramirim e Jaraguá do Sul.

No tocante às Obras de Arte Especiais (OAE) restantes, o governo do Estado já publicou no Diário Oficial do Estado, o Edital de Licitação.

Caberá agora, às empresas interessadas, apresentarem suas propostas até o próximo dia 3 de novembro. Espera-se que as máquinas continuem operando em ritmo acelerado para, ao menos, compensar parcela do tempo que se perdeu sonhando.

Sem sombra de dúvida, este sonho tornado realidade, representará, um novo marco de dinamismo, desenvolvimento econômico e qualidade de vida, em uma região que tanto contribui para o Estado de Santa Catarina e para o Brasil.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul