4º Festival de Cinema de Jaraguá do Sul tem data marcada

Editorial OCP News

Editorial OCP News

Por: Editorial

17/03/2021 - 06:03

Por Nelson Luiz Pereira_conselheiro editorial do OCP

Mesmo em meio a pandemia, o 4º Festival de Cinema de Jaraguá do Sul, já tem data marcada para acontecer. Será de 27 a 30 de setembro de 2021. A sétima arte não pode parar.

A exemplo de 2020, esta edição também se dará na versão online. Os organizadores acreditam que, além de promover o que chamam de “empreendedorismo cultural”, o cinema possui uma estreita relação com a educação.

E por esse prisma, a pesquisadora Drª Gabriela Eyng Possolli, da UFPR, também enxerga que “o cinema se constitui em um dos variados modos de expressão cultural da sociedade industrial e tecnológica contemporânea”.

Ela recomenda que “deve-se trazer para o campo da educação e da didática a reflexão e a investigação sobre como os filmes, as imagens e os estímulos audiovisuais educam as pessoas e influenciam seu imaginário”.

Possolli defende ainda que “a utilização do cinema como meio de ensino-aprendizagem oportuniza enfocar os aspectos culturais, históricos, literários e políticos, proporcionando uma visão integral do cinema enquanto mídia educativa”. Nesse contexto, segundo ela, “o cinema se torna uma ferramenta educativa cheia de potencialidades ao contribuir para a mudança social”.

Ancorados nessas convicções, os organizadores do Festival lutam a cada edição, para transformar Jaraguá do Sul em um polo de produção audiovisual multigênero, perseguindo a missão de promover, incentivar e divulgar, de forma contínua, a formação e produção independente, da arte audiovisual para todos os públicos e idades.

Nas três últimas edições, o Festival contou com o apoio realizador da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (SECEL). Esta 4ª edição ainda dependerá, até o momento, do apoio da iniciativa privada e amantes da sétima arte. Matéria do OCP, fornece maiores detalhes ao público interessado.