Válvula EGR | Foto Divulgação
Válvula EGR | Foto Divulgação

O meio ambiente se tornou uma das grandes preocupações das montadoras nos últimos anos. Os veículos movidos a diesel, por exemplo, representam os maiores níveis de poluição em relação a outros combustíveis, isso porque as substâncias emitidas durante a queima são mais nocivas à saúde humana, por possuírem metais pesados em sua composição.

É aí que entra a importância do filtro DPF (Filtro de Partículas Diesel), sistema que pode contribuir para a diminuição da poluição expelida pelo escapamento dos veículos diesel. É um dispositivo acoplado no sistema de escape e é concebido para eliminar as partículas de fuligem dos gases de escape de um motor diesel.

Essas partículas, com o passar do tempo, se concentram no interior dos filtros e acabam por impedir a correta liberação dos gases e consequente bom funcionamento do veículo. É preciso então, realizar a regeneração do mesmo para eliminar as partículas acumuladas.

O uso do filtro DPF passou a ser obrigatório a partir de Janeiro de 2010 para cumprir as normas anti-poluição Euro V.

Outro dispositivo que tem extrema importância é a válvula EGR (Exhaust Gas Recirculation), que atua no controle de emissão de gases poluentes que vêm da queima do combustível - principalmente o diesel. Essa válvula vai determinar também a quantidade dos gases que seriam expelidos e que serão reaproveitados.

Juntas essas ferramentas atuam em prol do meio ambiente e precisam passar por manutenções periódicas, para que funcionem da maneira correta.

A Mecânica Dois Antônio é especializada no assunto, e pode cuidar da manutenção do filtro DPF e da válvula EGR do seu veículo a diesel. Faça uma visita ao local para conversar com os profissionais especializados, ou marque um horário para revisão.

Onde encontrar

A Mecânica Dois Antônio fica na rua José Winter, 81, bairro Barra do Rio Cerro, em Jaraguá do Sul. Entre em contato pelos telefones (47) 3376-3057 e 9.9609-3746 (WhatsApp). Acesse o Facebook e Instagram da empresa para saber mais. Fiquem bem!