“Organizações exponenciais e a cultura da inovação”

Advogada Franciele Kazmiersk

Por: Informações jurídicas

16/07/2021 - 13:07 - Atualizada em: 16/07/2021 - 13:56

A inovação pode transformar um mercado ou setor existente. Quando utilizada pelas organizações no momento da criação de soluções cada vez melhores, crescer acima da média se torna uma consequência.

O pensamento disruptivo, muitas vezes visto como inquieto, não necessariamente está restrito à tecnologia. Mentes disruptivas e organizações guiadas por um propósito massivo transformador são capazes de utilizar a inovação a favor do desenvolvimento de ideias e processos.

Ser sensível ao observar como são feitos os processos e aplicar a partir disso a tecnologia, é um caminho simples para ter bons insights. Além disso, ter um pensamento conciso ao se questionar se existe uma maneira melhor de se fazer o que já é feito. É o pensar fora da caixa!

Organizações exponenciais são empresas que aplicam em seu planejamento o pensamento disruptivo e por isso alcançam, em muitas vezes, uma capacidade de crescimento dez vezes mais rápida do que a de seus concorrentes.

Além do pensamento aplicado à inovação, as organizações que são exponenciais vêm se destacando por serem adaptáveis e escaláveis. A complexidade calculada pelo acesso de dados permite que as decisões sejam mais assertivas, direcionando a organização ao rumo do tempo e momento adequado.

Enquanto uma organização tradicional ou linear é restrita a recursos escassos, as organizações exponenciais multiplicam seu potencial através da abundância.

Elas não economizam em atributos de escala como: equipe sob demanda, comunidade e público, algoritmos, ativos alavancados e engajamento; e ainda possuem atributos de ideias voltadas a filtragem de informações com uso de algoritmos, gerenciadores de processos e resultados, experimentação, autonomia e modificam seus processos de acordo com a necessidade.

As novas tecnologias permitiram que as organizações exponenciais atingissem resultados com recursos consideravelmente menores do que as outras companhias. Especialmente quando utilizadas na gestão do negócio.

Por isso, abertas a inovações, empresas convencionais já consolidadas podem se transformar em organizações exponenciais quando buscarem por soluções modernas para problemas antigos.

A evolução permanente dos negócios gera benefícios e no modelo econômico atual, empresas preparadas para se adaptar e evoluir se destacarão no longo prazo.

Artigo elaborado pela advogada Franciele Kazmierski, inscrita na OAB/SC sobnº 48.530, graduada em Direito pela FURB – Universidade Regional de Blumenau e atualmente cursa Especialização em Direito Tributário pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários (IBET). Advogada na Mattos, Mayer, Dalcanale & Advogados Associados. Atua na área de Direito Societário e Direito Empresarial