No dia 9 de fevereiro é comemorado o Dia da Internet Segura, uma iniciativa da Insafe, com o objetivo de promover e estimular ações de conscientização de usuários de todas as idades quando o assunto é o compartilhamento de informações.

O surgimento das redes sociais virtuais modificou a forma como consumimos a informação. Elas possibilitam nossa conexão com o mundo, o reencontro com pessoas distantes e novas formas de entretenimento. Porém, apesar de ser um lugar com muitas coisas boas, é preciso tomar cuidado com seu lado negativo e evitar situações de vulnerabilidade.

Compartilhar ideias e momentos nas redes sociais pode ser algo divertido, mas que deve ser feito de forma responsável afinal, nem sempre é possível apagar o que publicamos na internet. O excesso de exposição pode causar situações desconfortáveis, além dos diversos golpes que presenciamos diariamente. Portanto, é preciso ter alguns cuidados básicos:

  • Esteja sempre atento ao que seu filho(a) está acessando nas redes. Existem adultos que se passam por crianças tanto em redes sociais quanto em servidores e chats de jogos, buscando tirar algum proveito da situação.
  • Observe a indicação de idade para uso de redes sociais e aplicativos que seu filho(a) utiliza. Em geral, as mais populares permitem o uso de pessoas a partir dos 13 anos de idade.
  • Não adicione quem você não conhece. Infelizmente há uma grande proliferação de perfis falsos, nos quais pessoas se passam por outras em busca de informações para aplicação de golpes ou planejamento de sequestros e/ou assaltos, descobrindo toda a rotina da sua família apenas pelo seu perfil.
  • Não compartilhe suas senhas, elas são pessoais e intransferíveis.
  • Não abra e-mails suspeitos ou de desconhecidos, eles podem contar vírus ou links que te redirecionarão para algum golpe.
  • No ambiente de trabalho, bloqueie seu computador quando sair da sua mesa. Isso evitará que alguém se passe por você, veja informações pessoais ou confidenciais da sua empresa.
  • Na hora de criar suas senhas, crie uma frase que só você saberá e substitua letras por números e caracteres especiais, isso dificultará sua quebra.
  • Tenha cuidado ao divulgar imagens suas e de seus familiares, e sempre peça a permissão de todos para sua publicação.
  • Denuncie, caso identifique abusos, tais como: imagens indevidas, perfis falsos etc.

Karen Andressa de Carvalho é Bacharel em Sistemas de Informação, especialista em Novas Tecnologias Educacionais e Gestão Escolar, mestranda em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias, Microsoft LATAM Teacher Changemaker 2020 e assistente de Tecnologia Educacional no Colégio Marista São Luis.

Onde encontrar

Em Jaraguá do Sul, o Colégio Marista - São Luis fica na Av. Mal. Deodoro da Fonseca, 520, no Centro.

Contato