“No alvo: a prática do tiro esportivo em Jaraguá do Sul”

Por: Clube Baependi

29/08/2019 - 14:08 - Atualizada em: 29/08/2019 - 14:58

O Clube Atlético Baependi, desde a sua fundação em 6 de março de 1906, como Schützenverein Jaraguá (Sociedade de Atiradores Jaraguá), tem uma longa história com a prática do tiro esportivo, e por isso vamos contar um pouco sobre essa modalidade antiga e muito praticada, principalmente no sul do Brasil.

O tiro esportivo é um esporte praticado com armas de fogo ou com armas de ar comprimido, é uma modalidade que necessita de precisão, controle emocional e da respiração, e ainda concentração pelos praticantes.

A Prática do tiro esportivo teve seu início na Europa, antes do século XIV, com transformação das corporações militares da época em sociedades esportivas e recreativas.

O tiro esportivo chegou ao Brasil ainda no século XIX trazido principalmente por alemães e italianos que se fixaram na região Sul. Em algumas colônias alemãs passaram a ser realizadas competições de “Tiro Rei”.

Em 1855 surgia em Joinville a Schüzenverin zu Joinville (Sociedade de Atiradores de Joinville) com o objetivo de disseminar a prática do tiro.

O tiro esportivo está presente nas olimpíadas desde a primeira edição dos jogos na Era Moderna em 1896 em Atenas, ficando fora apenas de duas edições, em 1904 Sant Louis e em 1928 Los Angeles. A primeira participação brasileira em Olimpíadas foi nos Jogos Olímpicos de 1920, em Antuérpia, Bélgica.

A delegação era constituída por 22 atletas, todos homens, que conquistaram 3 medalhas no tiro desportivo, uma de ouro, uma de prata e uma de bronze, sendo que a medalha de ouro foi conquistada pelo atirador Guilherme Paraense, no dia 3 de agosto daquele ano. Esta data é comemorada em todo o Brasil como o dia do Atirador Desportivo.

O Clube Atlético Baependi é o local ideal para você aprender a prática do tiro esportivo, pois além de sermos um clube autorizado pela Federação Esportiva de Tiro e Caça de Santa Catarina e tem seu stand devidamente registrado junto ao Exército Brasileiro.

Nosso stand está passando por uma grande reforma para atender aos sócios atiradores mais exigentes. Todas as quartas-feiras, após a reinauguração que ocorrerá no mês de setembro, os sócios poderão treinar com monitores especializados gratuitamente, nas armas de ar comprimido de propriedade do clube.

O clube também fornece ao atirador que desejar praticar com armas de fogo a documentação inicial para seu registro no Exército Brasileiro como tal.

Para entender melhor desse esporte e fazer parte desse grupo de apaixonados, venha ser sócio do Clube Atlético Baependi, e nós teremos maior prazer em tirar todas as suas dúvidas.

Mário Marangoni – Diretor do Tiro