“Evento de inovação”

Foto divulgação.

Por: Palavra do Reitor

24/04/2019 - 11:04

Em maio a Católica SC fará parte de um grande evento de inovação em Joinville. Somos patrocinadores da Jornada de Empreendedorismo, Desenvolvimento e Inovação (Jedi), uma iniciativa do Join.valle, Comciti e Sepud, e que está em sua segunda edição.

Com o tema educação, a jornada será realizada durante dois fins semanas, terá 15 equipes e mais de 30 mentores de diversas áreas, com profissionais renomados para orientar os futuros empreendedores.

A experiência não é nova para a Católica SC. Entre fevereiro e março deste ano, a equipe do professor Cleiton dos Santos Garcia participou da primeira edição do Jedi.

O produto do grupo, UpFlux Advanced Analytics, que utiliza inteligência artificial para analisar dados da jornada dos pacientes de serviços médicos, ficou entre os três finalistas. Recentemente, a startup foi selecionada para o Inovativa – Programa de Aceleração Nacional, estando entre as 105 empresas escolhidas para demonstrar o potencial de inovação para todo o país.

“Nosso projeto tem um cunho social, pois analisa dados da jornada dos pacientes, avaliando demora no atendimento e as principais necessidades de cada um. Ter contato com especialistas da área foi essencial para trazer novas ideias ao negócio”, afirma Cleiton.

Nesta segunda edição, as principais instituições de educação de Joinville estarão presentes, dando o feedback sobre suas necessidades e avaliando as soluções propostas. A Católica SC acompanhará o processo, contribuindo com o desenvolvimento das ideias dos participantes.

Para o secretário de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável de Joinville, Danilo Conti, ter um evento com nichos específicos contribui para reunir os especialistas da área que podem avaliar em tempo real as oportunidades de negócio.

“A união das instituições é fundamental para o crescimento da cidade. Desenvolvendo o empreendedorismo teremos uma economia ainda mais pujante, estruturada a partir de empresas com base tecnológica, que remuneram melhor, ocupam pouco espaço e são estratégicas para a expansão”, ressalta.

A jornada ocorre nos dias 4, 5, 18 e 19 de maio. No primeiro fim de semana, a ideia é mergulhar no problema, levantando o que os empreendedores acreditam que precisa ser melhorado. Depois, eles passam para “a voz do mercado”, quando apresentam suas ideias aos especialistas, que avaliam a viabilidade do negócio. No segundo fim de semana, as equipes criarão seus modelos de negócios e apresentarão à banca de jurados.

Os projetos aprovados recebem três meses de uso de coworking, seis meses de incubação, mentor padrinho, acesso à rede qualificada de networking, além de módulos e workshops de tecnologia e investimentos e cursos de curta duração na Católica SC.

Vestibular em vista

Oportunidade para os estudantes interessados em cursar uma graduação. A Católica SC está com inscrições abertas para o Vestibular de Inverno 2019 Acafe. Os interessados podem se inscrever até o dia 6 de maio, no site da Católica ou pelo 0800 600 0005.

Há vagas para todos os cursos de graduação a Católica SC, dos câmpus de Joinville e Jaraguá do Sul. A prova será aplicada no dia 9 de junho (domingo). Outras informações podem ser obtidas no site da Acafe.

Empregabilidade

Dois biomédicos egressos e um estudante de Biomedicina da Católica SC foram aprovados no concurso público do Laboratório Municipal de Joinville – prefeitura. Eles ficaram entre os cinco primeiros colocados na seleção e nos encheram de orgulho.

Este é mais um exemplo de como nosso preparo pedagógico e nossas ações diferenciadas como a Central de Carreiras e a adesão das soft skills nos currículos dos cursos fazem a diferença na aprendizagem e na aplicabilidade no mercado de trabalho.