“Dores no pescoço? Cuidado, pode ser a sua coluna cervical!”

Por: Bruno Francisconi

17/06/2019 - 13:06 - Atualizada em: 18/06/2019 - 14:05

Você já teve dor no pescoço? Torcicolo? Aquela sensação de peso nos ombros? Isso pode ser o início de um problema na coluna cervical.

Hoje em dia é muito comum encontrar pessoas que sofrem de dor no pescoço, após um dia de trabalho por exemplo. Mas o que não se sabe é que o número de pessoas com hérnia de disco cervical – e outros problemas cervicais – também vem crescendo a cada dia.

Isso acontece muito pela postura em que trabalhamos nos dias de hoje. Antigamente era raro os cargos de trabalho onde as pessoas ficavam o tempo todo sentado, hoje a grande maioria da população acaba trabalhando sentado.

E, para “ajudar”, quando saem do trabalho passam horas sentados em uma postura errada, olhando para a tela do seu smartphone. Essa postura acaba aumentando o peso da cabeça em cima do pescoço consideravelmente.

Quando deixamos nossa cabeça em postura correta ela pesa entre 4,5 e 6 quilos, já quando a inclinamos em 60º, o peso sobre a cervical aumenta para 28 kg, isso é um pouco mais de 4 vezes a mais do peso em posição neutra.

Quando mantemos essa posição por muito tempo, acabamos gerando uma adaptação postural que chamamos de cabeça protusa, que é quando a pessoa fica com a cabeça projetada a frente do pescoço, ao invés de ficar em cima do pescoço.

Isso acaba gerando uma maior tensão da musculatura e ligamentos da coluna cervical, pois são eles quem têm que se esforçar para segurar a cabeça nessa postura errada e, com isso, começam a aparecer as dores na região do pescoço e ombros.

Com o passar do tempo, devido a essa adaptação, os discos começam a sofrer degeneração e rupturas do anel fibroso, o que consequentemente pode se tornar uma hérnia de disco.

Aí, então, as dores que eram apenas na região de pescoço e ombros começam a descer pelo braço, até o cotovelo ou até mesmo as mãos. Junto com a dor também pode aparecer fraqueza e falta de sensibilidade em um dos braços, ou até mesmo nos dois.

Quando isso acontece, significa que algo está gerando uma compressão importante dos nervos, que vão para os braços, o plexo braquial.

Diferente da lombar, as hérnias de disco cervicais são muito mais perigosas, pois dependendo de onde se localizam podem gerar uma compressão da medula, levando o paciente a uma cirurgia de emergência.

Por isso é muito importante ajustar o seu ambiente de trabalho às suas necessidades, e não você ter que se ajustar ao ambiente. Devemos também ter muito cuidado com o uso de smartphones e tablets, pois eles podem nos levar a uma adaptação errada de postura.

Se você sentir sintomas, como torcicolo repetitivo, dores cervicais que te deixam travado e dores que irradiam pelo braço, procure se tratar, não espere piorar para pedir ajuda, pois pode ser tarde demais, e a única solução ser a cirurgia.

Se precisar de tratamento especializado em coluna, procure a Smart Fisio – ITC Vertebral.

Contato: (47) 3017-8545 | 9 9623-9512
Endereço:  Rua Pastor Ferdinand Schlunzen, 194, Centro, de frente à creche Corujinha.
Redes sociais: Facebook | Instagram