“Variação do dólar e os efeitos em seu negócio”

Foto divulgação | Bom Microcredito

Por: Bom Microcrédito

12/10/2020 - 09:10 - Atualizada em: 12/10/2020 - 09:50

Muitas vezes não conseguimos perceber como a alta do dólar impacta em nossas vidas ou em nosso negócio. Por isso, preparamos esse artigo para te ajudar a entender de forma simples como a variação da moeda estadunidense faz parte do nosso cotidiano.

Você pode pensar que a valorização do dólar não gera mudanças no dia a dia, mas esse é um erro comum. A realidade é que a cotação da moeda afeta desde operações de grande porte — como atividades de exportação, até coisas simples como o preço do pão que consumimos diariamente.

Isso acontece porque, apesar de o pão ser produzido aqui no Brasil, o trigo é importado. Itens como petróleo e soja também são negociados em dólar por aqui, além de eletrônicos que geralmente são fabricados no exterior. Consegue perceber como o dólar é importante, mesmo que não seja a moeda oficial brasileira?

Isso quer dizer que a alta do dólar afeta apenas produtos importados ou coisas que dependem de insumos vindos de fora do país? Não é bem assim, porque alguns produtos podem aumentar de preço no mercado mesmo que não sejam importados.

A inflação que é gerada pelo aumento dos preços acaba puxando para cima os preços de outros produtos que não são baseados em dólar. Essa inflação faz com que os preços subam e os consumidores percam o chamado poder de compra, causando a diminuição de consumo.

Se você tem a possibilidade de exportar, a alta do dólar pode representar um aumento dos lucros, afinal, você irá receber mais pela venda já que o seu produto custará mais. Porém, se essa não é uma realidade, o preço do dólar associado a inflação pode fazer com que os seus clientes deixem de comprar.

Talvez você esteja se questionando porque o dólar afeta tanto assim outros mercados. O dólar é o que chamamos de “moeda de referência”, portanto, tudo o que acontece com ele tem efeitos na economia mundial.

O momento atual é de muitas incertezas em todos os âmbitos e a valorização da moeda estrangeira tem seus pontos positivos e negativos. Quem empreende há algum tempo já deve ter se acostumado a passar por crises, afinal os desafios não param, não é mesmo?

.

Para saber mais, fale conosco através do e-mail contato@usebom.com. Para sanar eventuais dúvidas, entre em contato através das nossas redes sociais (@bommicrocredito). Você também pode entrar em contato pelo WhatsApp através do número: (47) 9 9955-4586.