“Primeiros passos para abrir um negócio de sucesso”

Foto Divulgação

Por: Bom Microcrédito

10/08/2020 - 13:08 - Atualizada em: 10/09/2020 - 10:45

Abrir o próprio negócio não é uma tarefa simples, ainda mais durante uma crise econômica. O caminho para quem decide empreender é repleto de momentos difíceis, não sendo à toa que grande parte dos pequenos negócios fecham antes mesmo de completar dois anos de atividade.

Para enfrentar os desafios do empreendedorismo, você precisa se preparar. Certifique-se de seguir esses passos para aumentar as chances de se dar bem em sua nova jornada!

Valide sua ideia

Definida sua ideia de negócio, é necessário validá-la perante o mercado. A pergunta sempre será “que problema eu estou resolvendo?”. O segredo é ir para a rua e conhecer os potenciais clientes, fazendo pesquisas, nem que seja no papel.

Faça um plano de negócio

Se o seu negócio não tiver um norte, aonde ele vai parar? Por isso, monte o seu planejamento baseando-se em quatro perguntas essenciais:

O que?

Valor: o que seu negócio irá oferecer de valor para o cliente que fará com que ele adquira e pague pelo serviço ou produto?

Para quem?

Clientes: quem é seu público alvo? Você precisa defini-lo antes de chegar até ele.

Canais: como o cliente irá adquirir seu produto/serviço (através de site, redes sociais ou loja física?).

Relacionamento: como seu negócio irá se relacionar com o cliente (pessoalmente, redes sociais, telefone, aplicativo de mensagem).

Como?

Atividades principais: algumas atividades serão essenciais para que o produto ou serviço seja entregue até o consumidor final. Por exemplo, um restaurante: cozinhar, comprar os alimentos, montar o menu, etc.

Recursos: quais os recursos necessários para realizar as atividades do seu negócio (pessoas, softwares, máquinas, capital de giro, etc).

Parcerias: quem serão seus fornecedores ou parceiros para entregar o produto ou serviço ao seu cliente?

Quanto?

Receitas x Custos: quanto você irá gastar para entregar o melhor produto/serviço para seu cliente e quanto você terá de retorno sobre cada venda.

Todo negócio é um processo de cinco partes que consiste em: entregar um produto ou serviço de valor para os clientes (criação de valor); que os clientes queiram ou precisem (marketing); a um preço que elas possam pagar (vendas); de uma maneira que satisfaça as necessidades e expectativas (entrega de valor) e o mais importante que gere lucro o suficiente para valer a pena para você empreendedor (finanças).

O Business Model Canvas, metodologia que consiste nas quatro perguntas apresentada acima – muito utilizada por startups – responde todas as partes dos cinco processos e resolve problemas de planejamento de uma forma simples e descomplicada. Lembre-se de manter seu planejamento sempre atualizado e não tenha medo de mudanças.

Cuide das finanças

Na maioria dos negócios existe um período onde não há lucro, apenas o faturamento necessário para cobrir o custo fixo e investimentos. Na medida do possível, esteja preparado com alguma reserva para se manter nos seis meses iniciais. Considere cenários pessimistas e otimistas e esteja preparado para todo e qualquer solavanco durante o início da sua atividade.

Busque capital

Se você está pronto para colocar o seu negócio no mercado mas falta dinheiro, não desista. Na Bom você pode conseguir até R$ 15 mil em capital misto (de giro e fixo) para abrir sua empresa.

Esse financiamento é muito importante não só para abrir seu espaço, mas também para mantê-lo. O capital de giro vai lhe ajudar nas operações diárias, como aumento de estoque, e o fixo para manter o ativos estáveis, como estrutura física, equipamentos, etc.

Conte com a gente para o que precisar! Nascemos com o propósito de ajudar o empreendedor a conquistar seu espaço no mercado. Acesse nosso site e confira como funciona o microcrédito digital para pequenos negócios: www.bommicrocredito.com.br.

Você pode entrar em contato pelo WhatsApp através do número: (47) 9 9955-4586. Em nosso blog e redes sociais você também encontra conteúdos sobre empreendedorismo, microcrédito e finanças para o seu negócio. Acesse o site ou siga nosso Instagram.

Texto escrito por Ícaro Burtet Moura – CEO Bom Microcrédito