Enquanto Jaraguá do Sul faz o dever de casa no controle do coronavírus, alcançando os melhores resultados de SC em relação aos casos de doentes e à letalidade, o fato de pertencer a uma região em que os demais municípios dentre estes Joinville estão em situação de risco gravíssimo, prejudica a cidade.

Isto porque Jaraguá está na região Nordeste e pelo mapa de controle da doença do governo estadual esta e, mais duas regiões - Laguna e Alto Vale do Rio do Peixe - são caracterizadas como risco gravíssimo.

A situação causa indignação entre as autoridades de saúde e representantes de setor que integram o Comitê de Enfrentamento da doença em Jaraguá.

Segundo a presidente do Comitê Emanuella Wolf, desde março foram enviados diversas solicitações ao governo estadual para que fosse levada em consideração a questão relacionada às regiões considerando as ações que os municípios têm feito, seja individualmente, ou até numa microrregião como é o caso das cincos cidades da Amvali.

“Esta situação prejudica muito Jaraguá do Sul que faz um controle exemplar e eficaz da Covid-19 e mesmo com isso, somos obrigados a adotar restrições impostas para as regiões com risco gravíssimo. Isso é um absurdo”, comenta.

Flexibilização

Após ouvir a opinião de especialistas e da equipe técnica da Vigilância Sanitária sobre os bons resultados de Jaraguá no combate à Covid, Emanuella comenta que o Comitê pretende iniciar uma nova etapa de flexibilização gradativa dentro do que é permitido ao município.

“Vamos manter as restrições impostas pelo governo, mas o que estiver dentro do nosso controle, devemos flexibilizar”, comenta.

Entre as próximas medidas que podem ser tomadas estão a retirada da restrição dos restaurantes de atender 50% dos clientes, podendo funcionar em 100%, mas seguindo as ações de distanciamento e higiene.

Esta semana o decreto de flexibilização emitido pelas Prefeituras de Jaraguá e região foi prorrogado. A medida permitiu a retomada do transporte coletivo, a autorização para realização de eventos em formato drive-in e realização de almoços e jantares exclusivos, com a participação de no máximo de 50 pessoas, já os parques continuam fechados.

 

Funcionários do INSS ameaçam greve para não retomar atividades presenciais

E no Brasil dividido em dois: o público e o privado, mais um absurdo em meio à crise que afetou milhares de trabalhadores está se desenhando.

Como se não bastasse o atendimento presencial estar suspenso no INSS há quase seis meses, levando a uma fila de mais de 1,5 milhão de pessoas à espera de uma perícia médica, conforme foi abordado na Coluna de quarta-feira (9), agora a classe ameaça com uma greve, caso o atendimento presencial retorne na próxima segunda-feira (14).

A ameaça de greve quer mobilizar os servidores do INSS para que continuem em home-office, sem prestar o atendimento presencial. O que pode-se dizer de uma atitude como essa se não a de descaso total com a população e abuso da condição do serviço público que permite uma greve, justo num momento em que tanta gente procura por uma vaga de emprego depois que tantos postos de trabalho foram fechados.

OAB aponta para colapso previdenciário

Diante deste quadro, a OAB de SC já se pronunciou destacando que havia denunciado sobre a gravidade do colapso previdenciário durante a crise do coronavírus.

“Já cobramos medidas urgentes e até agora nada. Nossos idosos, pessoas com deficiência e doentes precisam de resposta para seus processos previdenciários administrativos e judiciais. Toda a sociedade tem sido prejudicada pela deficiência de atendimento e morosidade do INSS”, destacou Rafael Horn, presidente da OAB/SC em matéria publicada no portal do Ordem.

Unidade de apoio ao PA

Foi implantado na quinta-feira (10) junto do Hospital São José, a Unidade de Apoio ao Pronto-Socorro (UAPS) que vai focar no atendimento a casos suspeitos de Covid-19 em Jaraguá do Sul.

Mais uma iniciativa que o Município toma em parceria com o São José para o enfrentamento da pandemia.

O vereador Anderson Kassner (PP) comemorou a abertura da Unidade de Apoio, destacando que desde 2017 tem defendido, que Jaraguá precisava de um espaço para reforçar o atendimento à população, concretizado agora com a UAPS.

“Trata-se de uma estrutura que poderá ser utilizada agora e depois da pandemia para o atendimento da população”, salientou.

CURTAS

Convenção

No próximo sábado (12), o MDB de Jaraguá realiza sua convenção municipal para oficializar a chapa que vai disputar as eleições municipais, com Antídio Lunelli buscando a reeleição tendo Jair Franzner como pré-candidato a vice-prefeito. O evento acontece na Sociedade Acaraí, no Jaraguá Esquerdo, das 15h às 20h, em horário estendido para evitar aglomerações. O partido segue conversando com as siglas aliadas, como PP, PTB e Podemos.

Formação

O deputado estadual Vicente Caropreso (PSDB) protocolou indicação dirigida ao governador Carlos Moisés em que defende que os Centros de Formação de Condutores (CFCs) sejam autorizados a aplicar as provas teóricas para o processo de habilitação de motoristas enquanto durar a pandemia.

Restrições

Devido às medidas de enfrentamento neste momento, as Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) e o Departamento Estadual de Trânsito de SC (Detran) estão atendendo com 50% da capacidade gerando uma enorme demanda reprimida, comenta o parlamentar.

Programa

Destinado ao apoio às mulheres em situação de violência doméstica e familiar em SC, o programa Tem Saída, projeto da deputada estadual Paulinha (PDT), foi aprovado por unanimidade na Comissão de Constituição e Justiça da Alesc em junho e atualmente encontra-se na Comissão de Direitos Humanos.

O programa segue o modelo implantado em SP e tem como objetivo firmar parcerias com instituições que ofereçam vagas de emprego para mulheres vítimas de violência doméstica e familiar garantindo a volta dessas mulheres ao mercado de trabalho com independência financeira e o fim do ciclo de violência.

 

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Mais notícias você encontra na área especial sobre o tema:

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul