Reciclar o lixo é atitude cidadã

Jaraguá do Sul ultrapassa a importante e esperançosa marca de três milhões de sacos verdes distribuídos pelo município para reciclagem de lixo.

O “Programa de Coleta Seletiva Saco Verde”, criado na gestão do prefeito Dieter Janssen, e em pleno funcionamento, foi um importante legado para as futuras gerações, e que torna Jaraguá do sul uma referência estadual e nacional em coleta seletiva de lixo.

Só para termos uma ideia do impacto nocivo da ação do homem sobre o meio ambiente, até 2030 os humanos(?) lançarão ao mar o equivalente a 26 mil garrafas plásticas por quilômetro quadrado, ou 10 milhões de toneladas por ano. Tragicamente, em meio a tanto lixo, o Brasil é o quarto país mais produtor de lixo do mundo. São 11,4 milhões de toneladas por ano, das quais, pífios 1,3% são recicladas.

Significa dizer que, no tocante a produção de lixo, somos de primeiro mundo, mas em reciclagem, somos de último. Destarte, perdemos cerca de 10 bilhões de reais por ano com materiais que poderiam ser reciclados.

Afortunadamente, Jaraguá do Sul está descolada desta lamentável realidade. De acordo com o Serviço Municipal de Água e Esgoto (Samae), que administra esse programa, 60% dos munícipes já se encontram comprometidos com a causa, cujo engajamento cresce gradativamente. Os números de nossa cidade revelam que a harmonia entre homem e natureza deverá ser reconquistada. Ela foi desconectada por conta do consumismo e desperdícios desenfreados.

Mas podemos melhorar ainda mais. Temos um importante contingente que ainda não recicla, de forma correta, o próprio lixo. Ademais, muitos não se dão conta de que não basta reciclar corretamente, é necessário produzir menos lixo. Isso demanda uma atitude de redução do consumismo e do desperdício.

Oportuno se faz refletirmos sobre qual é nossa particular relação com o lixo, que impacta nossa casa, nossa cidade e o planeta. Reciclar o lixo é atitude cidadã.

 

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Mais notícias você encontra na área especial sobre o tema:

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul