Projeto que institui o Sistema Nacional de Educação entra na pauta do Senado

Foto Divulgação/Secom

Por: Áurea Arendartchuk

09/02/2022 - 06:02

O Senado Federal deve apreciar esta semana, o relatório do senador Dário Berger (MDB) ao PLP 235/2019, que tem como objetivo implementar o Sistema Nacional de Educação (SNE) no país. O presidente do Senado Rodrigo Pacheco (PSD), confirmou o projeto como o item 1 da pauta desta quarta-feira (9).

Já está previsto na Constituição de 1988 um sistema nacional nesse sentido, mas até hoje não existe. O objetivo de Dário é tirar do papel. Atualmente o Brasil conta com um Sistema Nacional de Segurança Pública (SUSP), um Sistema Único de Saúde (SUS), mas até então, não há um Sistema para organizar a gestão, modernizar, e melhorar a qualidade do ensino brasileiro.

“Na prática, o Sistema Nacional de Educação cria um regime de cooperação mútua entre a União, os estados e os municípios, fazendo com que a gestão e a execução das políticas educacionais sejam aplicadas igualmente em todas as regiões, estabelecendo padrões mínimos de qualidade, gestão com metas e resultados, modernizando a forma de ensino ao incorporar tecnologias da informação e do conhecimento nas práticas pedagógicas escolares e investindo na formação dos educadores”, explicou o senador.

A proposta já foi aprovada por unanimidade na Comissão de Educação e é defendida por diversas entidades, educadores e especialistas, sendo considerada como o maior avanço na gestão educacional brasileira das últimas décadas.

Lunelli recebe dirigentes e comissão técnica do Jaraguá Futsal

O prefeito Antídio Lunelli (MDB) recebeu na segunda-feira (7), dirigentes e parte da comissão técnica do Jaraguá Futsal. O encontro no gabinete contou com as presenças da secretária de Cultura, Esporte e Lazer Natália Lúcia Petry, da chefe de Gabinete Emanuela Wolff, do secretário de Administração Douglas Conceição, do técnico Xande, do superintende do time Junai Roza, do supervisor de base Luís Cláudio e do capitão Leco.

A diretoria do Jaraguá Futsal apresentou aos integrantes da Administração os projetos para 2022. A equipe vai para esta temporada buscando títulos e fortalecendo, ainda mais, o prestígio que sempre teve perante a torcida, patrocinadores e adversários. Foi levada para a visita à Prefeitura, o troféu de campeão do campeonato catarinense 2021.

Lunelli enalteceu a trajetória do time e reforçou que a Administração trabalha para incentivar o esporte e quer fortalecer cada vez mais a parceria com o Jaraguá Futsal. “Para nós é um grande orgulho. O time serve de exemplo para as gerações, temos que valorizar e incentivar isso”, destacou.

Foto: Divulgação

Novo Ensino Médio

A convite do vereador Jonathan Reinke (Podemos), o gerente regional de Educação Fernando Alflen, usou a tribuna da Câmara de Vereadores de Jaraguá na terça-feira (8) para explanar sobre questões relacionadas ao Novo Ensino Médio, que está sendo implementado em todo o Brasil a partir deste ano. Em caráter experimental, o novo modelo de aprendizagem já estava sendo aplicado em 7 escolas que pertencem à regional jaraguaense. Agora, em 2022, todas as unidades e cerca de dois mil alunos na região do Vale do Itapocu entrarão no 1° ano do Novo Ensino Médio. Em 2023, 1° e 2° anos farão parte do novo sistema. E, em 2024, todos os três anos serão atendidos.

Profissionalizante

Com a mudança, os estudantes poderão ter uma formação profissionalizante, cursando – além das matérias tradicionais como português, matemática e física – disciplinas eletivas como, por exemplo, práticas em Libras, práticas em linguagens artísticas, matemática financeira, educação fiscal, entre outras. Essas áreas do conhecimento permitirão aos jovens optarem por uma formação técnica, recebendo ao final do período escolar um certificado de curso técnico ou profissionalizante.