Exclusivo: Guaramirim projeta um dos maiores complexos multimodais de SC

Foto: Divulgação

Por: Áurea Arendartchuk

11/09/2021 - 06:09

A localização privilegiada de Guaramirim, perto dos principais portos de SC e do País, sendo cortada pelo corredor logístico da BR-280 e muito perto da 101, levou a Prefeitura do Município a trabalhar no projeto de um grande Complexo Municipal Multimodal.

Iniciativa inédita no Estado, o complexo planejado pelo prefeito Luís Antônio Chiodini (PP) e seu secretariado ligado a área de desenvolvimento e administração, trata-se de uma grande área localizada entre Guaramirim e Joinville, na região do Poço Grande, que contará com uma nova ligação entre os dois municípios, oferecendo toda a estrutura para que grandes empresas se instalem na região.

O complexo contará com um aeroporto de cargas, um aeródromo, condomínio industrial, além de toda a infraestrutura viária para o transporte de cargas que poderá ser feita via terrestre, aérea e até ferroviária.

Segundo o prefeito Chiodini, o projeto está sendo trabalhado há dois anos e agora com as mudanças previstas no Plano Diretor do Município que teve uma audiência pública realizada na sexta-feira na Câmara municipal, ele pode sair do papel.

“Com a duplicação da BR-280, Guaramirim tem agora a oportunidade de expandir ainda mais com novas empresas e geração de emprego e renda para nossa população. Não queremos ser uma cidade dormitório. Assim como Araquari que expandiu muito trazendo novas empresas, temos a capacidade de ter um grande complexo industrial e atrair muitos investimentos para nosso município. Temos uma localização estratégica, perto dos principais portos de São Francisco, Itapoá e Itajaí, além disso, estamos muito perto das duas principais BRs, a 280 e 101, além da SC-108, e também temos a ferrovia. Tudo isso entra no nosso complexo multimodal”, comenta entusiasmado o prefeito.

Envolvimento

Em entrevista exclusiva para a Coluna, o prefeito Chiodini e o secretário da Administração de Guaramirim Jiuvani Assing, destacaram que o projeto já foi apresentado para o governador Carlos Moisés esta semana e também para a Prefeitura de Joinville, sendo que em breve deve ocorrer uma reunião com o prefeito Adriano Silva (Novo) para discutir mais detalhes.

Na reunião com o governador, Chiodini solicitou aporte financeiro para execução das obras de arte e vias de ligação com Joinville pelo eixo Sul e a SC-108 e a desburocratização dos processos de licenciamentos ambientais, da concessão para iniciativa privada para exploração das áreas aeroportuária, bem como as áreas alfandegarias.

O Prefeito Chiodini (D) com o deputado Caropreso durante a entrega do projeto ao governador Moisés esta semana | Foto: Divulgação

Segundo o secretário Assing, o projeto do complexo multimodal começa a ser colocado em prática numa parceria público-privada, e uma das iniciativas já tomadas foi a parceria entre a Prefeitura e os proprietários de áreas onde deve ser feita a ligação de Guaramirim com o eixo Sul de Joinville.

Guaramirim obteve a cedência de áreas para a ligação entre as duas cidades (nova estrada), isto fez com que o poder público não tenha o projeto inviabilizado ou ande de forma lenta por conta do pagamento de indenizações. No total, para esta nova ligação serão 4,6 km da parte de Guaramirim e 2 km de Joinville.

Mais sobre o projeto:

– O projeto chamado Complexo Municipal Multimodal de Santa Catarina fará a interligação com eixo Sul de Joinville, no qual permitirá mais um acesso a BR-101, viabilizando serviços logísticos para região e projetando uma via de acesso ao bairro João Pessoa (em Joinville) permitindo ligação da SC-108 com a BR-280 e a BR-101.

– A área de ocupação com esse perímetro chegará em uma área aproximada de 45 milhões de m² tonando-se o maior Complexo Multimodal do Estado.

-Sua localização com relação as áreas portuárias do Estado ficam em média de 70 km do porto de Itapoá, São Francisco do Sul e Itajaí.

– Com relação à referência aeroportuária possui vocação geográfica no qual a ANAC, já homologou um aeródromo privado, por sua localização e predominância de vento.

– A localização do complexo também é servido pela linha férrea permitindo assim a instalação de Porto Seco e aeroporto de Cargas nesse zoneamento.

Educação no trânsito

Na sessão de quinta-feira (9) da Câmara de Jaraguá, a vereadora Nina Santin (Progressistas) sugeriu que o Executivo ofereça aos professores da rede municipal de ensino uma qualificação em educação financeira por meio de cursos oferecidos pelo Ministério da Educação (MEC). Ela relatou na tribuna da Casa de Leis que o MEC anunciou recentemente que está firmando uma parceria com a Comissão de Valores Mobiliários – uma autarquia vinculada ao Ministério da Economia – para a criação de uma plataforma de cursos que pretende capacitar 500 mil professores do Brasil. As aulas serão online e gratuitas.

Trânsito

Nina também foi autora de uma indicação que pede a inclusão de Programas de Educação e Cidadania no Trânsito. O objetivo é formar uma geração de pessoas com valores e respeito à vida, que possam melhorar a qualidade dos motoristas na cidade e no país. Para ela, a educação no trânsito deve ser constantemente trabalhada nas escolas, objetivando a formação de cidadãos mais conscientes e preparados. Todas as indicações sugerindo as propostas foram aprovadas por unanimidade e encaminhadas ao Executivo para análise.

Calçadão

O vereador Ezequiel de Souza (DEM), popular Zico, solicitou em sessão na Câmara de Vereadores um estudo para propor mudanças no trânsito da rua 28 de Agosto e Athanásio Rosa. A ideia é implementar um novo sistema de calçadas e estacionamento, transformando parte da 28 de Agosto em um calçadão. A proposta será levada à Associação Empresarial (Aciag) e também discutida na CDL de Guaramirim, assim como deve ser envolvida a comunidade neste projeto, segundo o vereador.