“Audiência apresentará atualização do Plano de Redução de Riscos de Jaraguá”

Foto: Arquivo OCP

Por: Áurea Arendartchuk

21/05/2019 - 04:05

Audiência pública programada para o dia 29, vai apresentar o resultado da atualização do Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR) realizado pela Prefeitura de Jaraguá do Sul.

No evento marcado para às 19h, no Centro de Convivência do Parque de Eventos, será apresentado o plano pela empresa licitada para fazer este trabalho, iniciado em agosto do ano passado, e que envolve a exposição dos resultados diagnosticados por meio dos trabalhos cartográficos e de campo já realizados.

Antes de ir para a audiência, também ocorreu a apresentação do resultado para a Fujama (Fundação Municipal do Meio Ambiente), Defesa Civil municipal e Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo. Segundo o diretor municipal de Habitação da Prefeitura Luís Fernando Almeida, um desses resultados é a reclassificação de algumas áreas, anteriormente apontadas como sendo de alto risco, que passaram para médio, baixo e até risco inexistente.

O levantamento aponta que atualmente mais de 500 lotes de aproximadamente nove loteamentos precisam ser regularizados em Jaraguá do Sul, mas este trabalho não vinha ocorrendo porque, no último plano de redução de risco feito em 2011, houve uma análise criteriosa e que classificou os terrenos como áreas de algum grau de risco, quando agora passado oito anos, a situação pode ter se modificado.

“Pelo levantamento atual, aconteceu de lotes em que só uma parte daquela área é de risco e a outra não, isso pode permitir que as pessoas possam regularizar a parte livre. Por isso, pedidos a presença dos residentes em áreas consideradas de risco desde 2011 para que compareçam à audiência da próxima semana”, convida.

Concurso para agentes prisionais

O governador Carlos Moisés anunciou neste começo de semana que será realizado concurso público para abertura de 600 vagas de agente prisional no Estado. A informação foi dada durante a entrega do diagnóstico do sistema prisional catarinense pelo Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (GMF/TJSC) na Casa D´Agronômica, nesta segunda-feira (20).

Vagas nas penitenciárias

Moisés afirmou que a abertura de concurso público deve possibilitar que sejam oferecidas mais 782 vagas no sistema prisional catarinense até o primeiro semestre de 2020. Atualmente, o Estado possui 18.112 vagas para 22.746 presos, um déficit de 25%. Com a entrada de 9,7 novos presos por dia nas 51 unidades prisionais, a estimativa é que o sistema deva receber 25 mil presos até o fim deste ano.

Num primeiro momento, a penitenciária de Florianópolis, o presídio feminino também da Capital, o presídio feminino de Itajaí, a penitenciária de São Cristóvão do Sul e unidade prisional de Ituporanga poderão abrir mais vagas para detentos com a contratação de agentes.

Educação para o trânsito

O vereador Anderson Kassner (PP) apresentou ao Executivo a proposta de criar um programa de educação no trânsito para crianças de 10 a 11 anos, em parceria com a Secretária Municipal de Educação e Diretoria de Trânsito e Polícia Militar. A Indicação nº 505/2019, de autoria do vereador, foi aprovada em sessão da Câmara.  Na defesa do projeto, o vereador apresentou a estatística da Polícia Militar de acidentes de trânsito que aumentaram até 8% no mesmo período deste ano, se comparado com os números de 2017 e 2018.

Simulação

A ideia é simular o dia a dia na cidade, com motoristas, pedestres e ciclistas. O vereador sugere utilizar algum terreno baldio perto do 14º Batalhão da PM ou o estacionamento da Arena Jaraguá para a realização das atividades do programa. Ao concluir o treinamento, os alunos ganharão um material informativo e poderão ser multiplicadores de todo conhecimento absorvido, destaca o vereador Kassner no projeto.

Encontro reuniu mais 300 mulheres

O PTB Mulher, de Jaraguá do Sul, realizou na quinta-feira passada a 1ª edição da Noite das Mulheres na Recreativa da Marisol com participação de aproximadamente 300 mulheres.  Segundo a presidente do PTB Mulher jaraguaense Claudia Elisete Zimmermann, este formato de encontro passará a integrar o calendário de atividades do partido, que de acordo com ela está com ações sociais e de voluntariado.

Marcelindo Carlos Gruner, vereador e presidente da sigla em Jaraguá, a secretária de Cultura, Esporte e Lazer Natália Lúcia Petry e a ex-vereadora e atual chefe de gabinete na Câmara Maristela Menel, também marcaram presença no evento.

Foto Divulgação

Quer receber as notícias no WhatsApp?