“Tipos de muros”

Foto Divulgação/Eixo 11

Por: Eixo 11

05/05/2020 - 12:05 - Atualizada em: 08/05/2020 - 14:04

Ao planejar a fachada de sua residência ou imóvel comercial, a escolha do tipo de muro vai dar um toque de finalização à construção, trazendo a identidade e ressaltando o estilo que o projeto arquitetônico foi concebido, também valorizando o imóvel, pois este é o cartão de visitas do local.

Além da beleza e consonância com o design do projeto, é fundamental aplicar a funcionalidade de acesso, privacidade e principalmente segurança do imóvel.

Independentemente do estilo do muro é importante avaliar os acessos, tipos de portões e revestimentos a serem utilizados. Lembrando que existem atualmente inúmeras opções que podem se encaixar no seu orçamento, sem interferir na estética e beleza da fachada.

Confira algumas tendências de muros e saiba qual se encaixa no seu projeto:

Muro com grade

É a escolha perfeita para quem necessita de segurança e, ao mesmo tempo, quer manter a beleza, visibilidade e ventilação em sua fachada. Neste tipo de muro, deve-se observar o estilo da grade a ser utilizado, que podem ser horizontais ou verticais, assim como o material que pode ser de ferro fundido, alumínio, madeira, concreto ou aço galvanizado.

Foto Divulgação/Eixo 11

Para adotar um visual moderno e diferenciado, também poderá ser harmonizado mais de um tipo de grade combinando, por exemplo, alumínio e madeira. Um cuidado é não deixar ele poluir sua fachada, pois acaba trazendo mais informações, se destacando, e deixando a casa em segundo plano.

Muro de alvenaria

Este é um muro bastante utilizado para construções comerciais, nas divisas dos imóveis e também para residências onde o projeto requer privacidade, sendo a principal visão da fachada. Para este tipo, é necessário atentar para as questões estruturais necessárias, devendo observar os limites de altura e dimensões adequadas conforme as espessuras utilizadas.

Foto Divulgação/Eixo 11

Podem ser modelos totalmente fechados, onde o destaque fica por conta de revestimentos, que podem ser amadeirados ou em 3d. Neste tipo de muro é possível combinar a alvenaria convencional com tijolos vazados, os famosos cobogós, que deixam aberturas visíveis, permitem a ventilação e tornam a sua entrada mais moderna, e com acabamentos diferenciados.

Muro de pedra

Tem como principal característica sua durabilidade, resistência e segurança. A opção por este tipo pode variar entre a construção do muro maciço com pedras, sendo solução para terrenos com topografia acidentada, pois ele é um material estrutural, ou apenas sendo utilizado o revestimento do muro com pedras, dando um toque estético e decorativo à fachada.

Além de ser utilizado como muro frontal, os acabamentos em pedra podem ser usados para detalhes de sua fachada exterior ou interior, como separação para jardins ou hortas e principalmente nas áreas de lazer como piscinas e churrasqueiras.

Muro de vidro

É umas das tendências de maior sucesso atualmente, sendo o mais procurado pelo seu estilo arquitetônico moderno. Uma das maiores vantagens é a valorização à residência, trazendo mais conexão do muro com a fachada frontal da edificação, deixando o design clean e elegante.

Foto Divulgação/Eixo 11

Existem vários modelos de vidro que podem ser utilizados, desde a tonalidade, nas versões incolor, verde e fumê, até no tipo de acabamentos, como o jateado, estampado ou serigrafado. Outra característica deste modelo é a valorização do paisagismo, pois não cria bloqueios para a visualização do jardim.

O vidro pode substituir as tradicionais grades de alumínio, e até ser uma combinação, de alvenaria e vidro, sem ficar para trás no critério resistência e segurança, tendo os devidos cuidados com a especificação do vidro temperado/laminado.

 

Com estas inspirações, crie um conceito autêntico para sua escolha de muro, considere o planejamento e projeto arquitetônico, e sempre invista em complementos que vão deixar sua fachada ainda mais diferenciada, como iluminação adequada, paisagismo e decoração harmônica.

Artigo escrito pelas arquitetas e urbanistas Jeanita Bonato (CAU/SC A135996-7) e Mariana Silva (CAU/SC A150451-7).

Onde encontrar a Eixo 11: rua Pres. Juscelino, 45, Ed. Ana Isabel, sala 02, Centro de Jaraguá do Sul • (47) 3370-0070 • 9 9942-6030 | FacebookInstagram