“Planejando o closet ideal”

Foto divulgação | Eixo 11 Arquitetura

Por: Eixo 11

25/08/2020 - 15:08 - Atualizada em: 25/08/2020 - 15:40

Para algumas pessoas, o Closet é apenas um local para armazenar roupas, mas para outros é um objeto de desejo! Se você está construindo ou reformando sua casa e pretende incluir esse cômodo no projeto, veja o que não pode faltar para conquistar o closet dos seus sonhos.

Os closets refletem a personalidade dos donos e ajudam na organização do dia a dia. Não importa o tamanho, ele deve ser planejado a partir das necessidades de cada morador, adequando-se a realidade de seu espaço para torna-lo funcional e cheio de estilo.

Um closet bem planejado é o espaço ideal para você conseguir colocar todas as suas roupas de forma organizada e higiênica e com possibilidade de uma boa circulação de ar e uma excelente visualização das peças disponíveis — isso inclui roupas, sapatos, joias e acessórios, o que, dependendo do volume de roupas que você tem, é impossível num guarda-roupas convencional.

Após o levantamento sobre como a pessoa se veste e a quantidade de peças que precisa guardar, a atenção vai para o hábito de uso, já que algumas pessoas optam por deixar tudo dobrado e outras preferem pendurar.

Foto divulgação | Eixo 11 Arquitetura

Neste momento também é importante definir se o closet será aberto ou fechado. Essa é uma dúvida que sempre se repete e requer informações do local, como o espaço, clima, possibilidade de organização, entre outros fatores.

Não existe uma resposta para qual é o melhor, mas é importante saber que a primeira opção é ótima para visualizar as peças, e exige organização sistemática. Já a segunda, ajuda preservar as peças da exposição à luz e pequenas sujeiras presentes no ar.

A melhor forma para criar um ambiente personalizado ao máximo é utilizar móveis planejados. Ao criar um projeto único, você poderá escolher a quantidade de nichos, prateleiras e de gavetas. Tudo será pensado de acordo com suas necessidades, além de oferecer qualidade e durabilidade.

Foto divulgação | Eixo 11 Arquitetura

Um item que não pode faltar em seu Closet, são os espelhos. Eles darão amplitude e elegância ao espaço. O melhor é aproveitar as portas de closets fechados e colocar espelhos sobre elas. Para os closets abertos, use o espaço entre os móveis e prateleiras para criar um espaço adequado com boa visualização do corpo todo e também dos detalhes.

Quando o espaço permitir, explore alguns móveis de apoio: bancos baixos, cadeiras ou poltronas para ficar mais confortável e escolher suas roupas ou calçar os sapatos. A penteadeira também traz um charme ao closet, um móvel indispensável para quem gosta de uma produção no visual.

Foto divulgação | Eixo 11 Arquitetura

Não deixe faltar tapetes macios e confortáveis, que tem o objetivo de trazer harmonia na decoração e deixar o ambiente ainda mais aconchegante.

É imprescindível que o local tenha um excelente projeto luminotécnico. Ou seja, posicione as lâmpadas de modo estratégico para garantir a perfeita visualização do espaço total, trazendo qualidade na reprodução de cores. Também é interessante utilizar abajures para dar um charme especial ao ambiente e garantir uma iluminação extra nas superfícies.

Elaborar o closet dos sonhos é possível e mais acessível do que parece. Conte com a EIXO 11 Arquitetura para lhe auxiliar na escolha do ambiente perfeito!

Artigo escrito pelas arquitetas e urbanistas Jeanita Bonato (CAU/SC A135996-7) e Mariana Silva (CAU/SC A150451-7).

Onde encontrar a Eixo 11: rua Pres. Juscelino, 45, Ed. Ana Isabel, sala 02, Centro de Jaraguá do Sul • (47) 3370-0070 • 9 9942-6030 | FacebookInstagram