Muitas pessoas pensam nas piscinas somente nos períodos mais quentes. Mas além de ser um item valioso para a sua área de lazer, ela faz parte da decoração do ambiente externo, seja para complementar a sua área de festas ou até mesmo um efeito visual no quintal e áreas urbanizadas.

Podendo ser usada em casas de campo, praia ou na cidade, alguns estilos vêm fortes e prometem valorizar ainda mais o ambiente. Os modelos mais modernos e trabalhados com uma boa iluminação e paisagismo tem se tornado populares entre o público que quer unir diversão e beleza em um só lugar, lembrando que a edificação de uma piscina sempre agrega valor ao imóvel na hora da venda.

O ideal é contar com um Arquiteto que irá lhe orientar para o planejamento da piscina desde o início da obra. Devido ao alto investimento, e grandeza da obra, é preciso cuidar dos detalhes com muita atenção, para evitar problemas futuros com o processo de instalação e parte hidráulica: encanamento, alimentação e aquecimento, sem que interfiram nos outros pontos da estrutura do imóvel.

Quais as tendências para concretizar o sonho de ter uma piscina?

O primeiro passo é identificar o tipo de piscina, disponibilidade de espaço e investimento que poderá ser feito, pois os materiais a serem utilizados também fazem toda a diferença no resultado do espaço. O mais importante é que o modelo escolhido reflita as necessidades do cliente e tenha harmonia com o restante do projeto.

Por exemplos as piscinas de fibra de vidro, permitem rápida instalação a custo reduzido, mas oferecem limitações de dimensões e formatos. As piscinas de alvenaria permitem maior flexibilidade, possibilidade de personalização e criatividade na escolha dos acabamentos.

As linhas retas ainda seguem como preferidas quando se trata de construções de alvenaria, porém fugir da tradição das linhas retangulares vem ganhando força, modelos raia e violão são os que mais se destacam. Principalmente em lugares com espaços menores ou marcados pela irregularidade do terreno estes formatos personalizados, permitem maior flexibilidade para escolha do modelo adequado.

Nas piscinas de alvenaria, o grande destaque nos revestimentos, é o piso cerâmico. Por isso mesmo, o porcelanato e lastras oferecem inúmeras possibilidades de cores, formas e texturas que se assemelham a materiais naturais para decorar o fundo da piscina. Também estão sendo muito utilizados os revestimentos em pedras naturais que criam um mosaico natural entre o bege, o verde e o turquesa.

Para quem tem um amplo espaço, vista privilegiada e quer um design arrojado, as bordas infinitas são a grande sensação e trazem um refinamento ao ambiente. Neste caso, há uma técnica de projeção em que o espelho d'água cobre uma ou mais laterais da piscina, dando a impressão de que ela está transbordando em suas limitações.

Se você deseja delimitar o espaço da piscina, ou até mesmo criar um detalhe diferenciado na decoração, explore a utilização de Cobogós, além de ser decorativo, ele é usado para permitir a ventilação entre os ambientes.

Valorize a iluminação ao redor e dentro da piscina, o resultado será um efeito visual moderno e harmonioso. É preciso tomar certo cuidado com as plantas a serem colocadas na área, evitando aquelas que caiam folhas com frequência, para não ter muita preocupação com manutenção e limpeza.

Conte com a equipe da Eixo 11 Arquitetura, para customizar um Projeto de Piscina para sua residência!

Jeanita Bonato (CAU/SC A135996-7) e Mariana Silva (CAU/SC A150451-7) são as arquitetas e urbanistas responsáveis pela Eixo 11 Arquitetura.

Onde encontrar a Eixo 11: rua Pres. Juscelino, 45, Ed. Ana Isabel, sala 02, Centro de Jaraguá do Sul • (47) 3370-0070 • 9 9942-6030 | FacebookInstagram