“Ampliando o uso de porcelanato”

Foto divulgação | Eixo 11

Por: Eixo 11

04/08/2020 - 16:08

Por ser considerado um dos materiais mais versáteis e resistentes que existem, o Porcelanato cria uma enorme gama de possibilidades na decoração, agregando beleza e sofisticação ao seu projeto e compondo ambientes diferenciados.

Vale destacar que o porcelanato é um revestimento nobre e assim ele valoriza os espaços, trazendo a sensação de amplitude e permitindo composições tanto com a decoração clássica quanto com projetos modernos.

Você já tinha pensado nessa possibilidade? Utilizar o mesmo material por todo o ambiente é uma excelente ideia para quem gosta de um espaço visualmente em harmonia e se preocupa com uma ideia de continuidade e identidade.

Foto divulgação | Eixo 11

Uma forte tendência na Arquitetura atualmente são os porcelanatos em grandes formatos. Trata-se de uma peça ousada, cheia de personalidade, capaz de dar destaque ao ambiente e valorizar muito o projeto. Existem várias opções de “maxiformatos” no mercado, sendo possível de encontrar placas quadradas ou retangulares de até 3,250m.

Os porcelanatos são pisos resistentes e por isso muito recomendados para toda a casa. Além da resistência oferecem facilidade ao limpar, uma ampla variedade de texturas e também de cores. Além disso, eles imitam outros materiais mais caros, como mármore, madeira de demolição e ladrilho hidráulico.

É possível ousar e ir além dessas possibilidades. Hoje em dia, existem exemplos de projetos que usam porcelanato grande na parede de salas, quartos e demais ambientes da casa. Uma das opções mais comuns é usar o mesmo tipo de porcelanato no piso e nas paredes — ou apenas em uma área vertical. O resultado dessa combinação é a percepção de harmonia, além da ampliação do espaço.

Foto divulgação | Eixo 11

Além de piso e parede, o porcelanato pode ainda ser aplicado em bancadas, cubas e outros tipos de mobiliários como a criação de mesas. Uma ideia é apostar no mesmo produto, mudando apenas o acabamento do material. Você pode optar pela aplicação do porcelanato fosco e toque suave, no piso e na parede o mesmo tom, só que em porcelanato polido brilhante. Dependendo do local de uso, dá ainda para fazer o inverso. O efeito é simplesmente sensacional!

Outra aplicação muito encontrada atualmente é a utilização em ambientes externos, especialmente nas fachadas. Esta aplicação cria uma sensação de amplitude e mesmo em uma parede menor ganha ares imponentes, valorizando ainda mais o projeto.

Ela também facilita a manutenção, principalmente quando substitui a madeira, devido à praticidade de limpeza e resistência. O porcelanato quase não deforma com a umidade, e não é necessário envernizar nem pintar, basta lavar!

É muito importante contratar um profissional desde a etapa de concepção do projeto, pois ele irá orientar na definição técnica e seleção dos materiais utilizados, além de atuar para compatibilizar a arquitetura, estrutura, vedações e esquadrias que interagem com a fachada.

Foto divulgação | Eixo 11

Artigo escrito pelas arquitetas e urbanistas Jeanita Bonato (CAU/SC A135996-7) e Mariana Silva (CAU/SC A150451-7).

Onde encontrar a Eixo 11: rua Pres. Juscelino, 45, Ed. Ana Isabel, sala 02, Centro de Jaraguá do Sul • (47) 3370-0070 • 9 9942-6030 | FacebookInstagram