“Pilates não funciona”

Foto divulgação | Pexels

Por: Andreia Chiavini

12/02/2021 - 09:02 - Atualizada em: 12/02/2021 - 09:05

Isso mesmo, Pilates não funciona. Não funciona para aqueles que acreditam que Pilates é alongamento ou malabarismo, que não fortalece e não te condiciona. Para aquele que chega numa aula esperando fazer várias séries de estica e puxa ou ficar de cabeça para baixo, como se o Pilates fosse um método acidental, sem um propósito.

Querem algo mirabolante, mas não conseguem coçar as próprias costas e nem sentar sobre os próprios ísquios e crescer a coluna. Realmente, o Pilates não funciona assim. O método é uma constante evolução, ajustando um corpo em desequilíbrio muscular.

Porque seu corpo tem sim esse desequilíbrio, ou você acha que o seu joelho, sua coluna ou o seu quadril doem porque eles têm problemas? Coitados, levam a fama, mas muitas vezes, são apenas vitimas de um corpo em desarmonia, descuidado, sem um olhar adequado. Que passa uma vida em sobrecargas, tensões de proteção e vícios de movimento.

Um corpo que tem encurtamento muscular, fraqueza, falta de condicionamento físico, rígido e instável. Você está envelhecendo e os desgastes vão acontecendo, porque é um processo natural do seu corpo. Mas não são os desgastes os problemas. Pilates é esse entendimento de um corpo, uma construção e até uma reforma íntima.

Um verdadeiro resgate. Superação de cada obstáculo e não desistir na primeira dificuldade. O Pilates é uma base sólida para uma constante evolução. É melhorar sua capacidade física, seu condicionamento muscular, é diminuir e anular as dores, é ganho de resistência, melhora da sua performance.

É ter paciência e perseverança para chegar ao longe, ter uma casa firme. É se encontrar estável, em equilíbrio, para o agora, sem a necessidade de correr riscos, de forma consciente e eficaz. Você aprende a se movimentar de forma segura e contínua.

O Pilates te faz entender o que está acontecendo em seu corpo, te apresenta possibilidades e muitos músculos que você não os conhecia. Ele te movimenta num todo, te traz alivio, te traz paz. Pilates além de tudo é uma atividade física, que deve ser praticada de forma constante, ou você escova seus dentes de vez em quando?

Somos uma máquina que se for usada de forma incorreta, irá falhar. Então se você acredita que o Pilates não funciona talvez você não esteja preparado para sentir e deixa-lo entrar na sua vida, ou apenas segue os conceitos falhos daqueles que não vivenciaram o método. Admito que tenha muito “Pirates” por aí, mas não é difícil encontrar no Google, vídeos de Joseph Pilates ensinando seus alunos para entender que os praticantes de Pilates não tem aqueles corpos quase “perfeitos” porque nasceram assim, ou porque são bailarinos.

É treino, muito treinamento e aprendizado. Ali é uma boa forma de iniciar a sua busca para mudar seus conceitos. Não quero tentar mudar a sua opinião, mas quero ser uma pequena parte do processo de abrir passagem para buscar conhecer e ter propriedade para falar. Se você entender a sua própria responsabilidade, na melhora que você busca, irá entender que o Pilates é seu aliado e que sim, ele funciona, muitas vezes, melhor que muita coisa.

Andreia Chiavini Movimento e Bem Estar

Endereço 1: Rua Emílio Stein 84 – Centro

Endereço 2: Rua José Theodoro Ribeiro, 1051, bairro Ilha da Figueira

Contato: Telefone e Whats 47 3271-8297

Redes sociais: Facebook e Instagram | Site: www.andreiachiavini.com.br