“Ato de Responsabilidade”

Por: Andreia Chiavini

12/03/2021 - 10:03 - Atualizada em: 12/03/2021 - 10:22

Estamos no auge do Caos. Todos com suas ideias, opiniões, mas principalmente com a crítica afiada na ponta da língua. Você já deve ter percebido a tendência que a maioria das pessoas possui de transferir a culpa. Uma ação tão comum, que uma grande parte de nós faz isso como habito.

A verdade é que é muito difícil assumir a responsabilidade por tudo aquilo que acontece conosco. Mas já parou um pouco para analisar que tudo é um ato de auto-responsabilidade?

A auto-responsabilidade é a capacidade de atribuir unicamente para si a responsabilidade sobre aquilo que acontece em sua vida, sem esquecer que esses acontecimentos também afetarão quem estiver ao seu lado, seja positiva ou negativamente. Somos responsáveis pelos nossos atos.

É preciso ter consciência, bom senso, compaixão, mesmo quando o que deve ser feito, não seja exatamente o que gostaríamos de fazer. Mas não se preocupe! Você pode desenvolver essa habilidade! Exige treino, dedicação e dará trabalho.

Mas o importante é você começar a assumir o seu papel no mundo onde você vive e deixar de olhar apenas para o centro do seu próprio umbigo. Entender que é possível aplicar o amor a si, transferindo o amor para o próximo.

Os resultados são surpreendentes, você começará a ter controle sobre os eventos da sua vida, vai mudar os resultados através das suas ações, pois são estas que definem a sua trajetória. Se a responsabilidade é sua, o controle é seu. Embora você não possa controlar as outras pessoas e nem o seu ambiente de trabalho, a sua cidade, seu estado, seu país, o planeta, você pode controlar a sua ação.

Se cada um controlar a sua ação, teremos um controle total da situação. Abra seus olhos para uma nova perspectiva, agindo de maneira assertiva, positiva e responsável. Todos irão muito mais longe. A ação para a mudança talvez não seja fácil, crescer e sair da zona de conforto é um desafio.

É muito mais simples transferir a culpa para o outro, mas você deve se perguntar. Quer continuar vivendo nesse caos? Onde há a necessidade de restringir horário, circulação de pessoas, e o que é pior, fiscalização de pessoas contaminadas que deveriam estar em casa se cuidando e cuidando do próximo, estão por aí, fazendo festinhas ou andando pelas ruas, indo a mercado como se fosse Shopping Center.

Onde está a sua responsabilidade? Você infelizmente não vive sozinho nesse mundo e as pessoas responsáveis não podem assumir os seus erros, muito menos pagar a sua conta. Entenda que pessoas que transferem a culpa não promovem soluções. Soluções não são encontradas porque a falta de responsabilidade domina a situação.

A situação como está promove o caos, a dor, a tristeza. Impede a liberdade de viver! Nada em nossas personalidades está escrito em pedra, é possível mudar, fazer diferente, pensar, basta querer, ter um pouco de compaixão, empatia, olhar para o lado e assumir a sua responsabilidade.

Realmente faça a sua parte, existe um ditado muito duro, mas muito real, se você não aprende pelo amor, irá aprender pela dor. Digo-te, essa dor dói, dói muito, arranca um pedaço de você. Faça uma nova escolha, crie um novo modo de vida e na ausência de pessoas que viviam de modo ignorante, o mundo se curou, você se curou, eu me curei, sua família se curou, seus amigos se curaram… e todos nós sonhamos com novas visões e as pessoas se encontraram, pois o perigo terminou pois você assumiu sua responsabilidade.

Andreia Chiavini Movimento e Bem Estar

Endereço 1: Rua Emílio Stein 84 – Centro

Endereço 2: Rua José Theodoro Ribeiro, 1051, bairro Ilha da Figueira

Contato: Telefone e Whats 47 3271-8297

Redes sociais: Facebook e Instagram | Site: www.andreiachiavini.com.br