Volta às aulas: como montar uma lancheira saudável

Por: OCP News Jaraguá do Sul

24/02/2021 - 13:02

Compreendendo a importância de uma vida saudável e da qualidade de vida para o desenvolvimento do indivíduo, o Jaraguá Mais Saudável quer incentivar a mudança de hábitos e o comportamento da comunidade, e nada melhor que iniciar nos primeiros anos de vida, com as crianças.

Os cuidados com a alimentação na infância são fundamentais para a saúde e formação dos hábitos alimentares da criança ao longo da vida, ainda mais nesses tempos em que a obesidade infantil está virando uma epidemia.

Os dados sobre obesidade infantil são tão alarmantes que a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que em 2025 o número de crianças obesas no planeta chegue a 75 milhões. Os registros do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que uma em cada grupo de três crianças, com idade entre cinco e nove anos, está acima do peso no País.

Por isso, é muito importante que os pais se conscientizem e fiquem atentos quanto às escolhas dos alimentos desde cedo. Uma dica importante nesse sentido é aprender a montar lancheiras saudáveis que supram adequadamente as necessidades energéticas e nutricionais das crianças.

As aulas retomaram, e quando o assunto é o lanche das crianças o alimento industrializado ainda é uma das principais opções, seja pela ideia distorcida de praticidade ou até mesmo pelo custo. Outro ponto de atenção é a quantidade de alimentos que devem compor a lancheira, pois muitos pais têm a ideia equivocada de que as crianças precisam comer bastante, excedendo a quantidade necessária, para comer bem.

Segue algumas dicas para auxiliar os pais a montar lanches saudáveis para seus filhos:

1 – Garanta todos os grupos de nutrientes

O organismo precisa de carboidratos, proteínas, vitaminas e minerais para funcionar adequadamente. Para o lanche da criança, escolha uma fonte de cada grupo alimentar. Veja um exemplo:

  • Carboidratos: pão, de preferência integral (para a criança não enjoar, você pode variar nas opções: pão de forma, pão sírio, bisnaga, pão de leite e torradas);
  • Proteínas: queijo branco ou iogurte;
  • Vitaminas e minerais: 1 fruta ou suco natural.

2 – Evite alimentos ultraprocessados

Refrigerantes, sucos de caixinhas, bolachas recheadas e salgadinhos devem ser excluídos. Além de não conterem quantidades importantes de nutrientes, esses tipos de alimentos são compostos basicamente por açúcar, sódio, corantes, entre outros componentes prejudiciais à saúde.

3 – Mantenha a alimentação o mais natural possível

De acordo com o Guia Alimentar para a População Brasileira, elaborado pelo Ministério da Saúde, a base da alimentação saudável deve ser composta por vegetais e frutas. Por isso, priorize esses alimentos não só no horário dos lanches, mas também nas refeições principais.

4 – Seja criativo

É difícil chamar a atenção das crianças para as frutas e os legumes quando há uma grande variedade de produtos industrializados com propagandas e embalagens chamativas por todos os lados. Por isso, é preciso ter criatividade para variar nas texturas, cores e formas dos alimentos.

Uma dica bacana para ensinar a criança a comer bem desde pequena é chamá-la para ajudar a preparar as refeições, pedir para ela escolher qual fruta quer comer naquele dia, ou qual sabor de suco deseja, nas opções disponíveis.

Desenvolver a autonomia dos pequenos nessa hora, vai estimular o consumo do produto escolhido para levar para escola e vai contribuir para que eles se tornem adultos com hábitos alimentares mais conscientes.