Bursite do ombro: o que é e como tratar?

Por: Elissandro Sutil

18/03/2020 - 06:03 - Atualizada em: 18/03/2020 - 16:16

Atividades repetitivas podem resultar em inúmeras dores pelo corpo, dentre as quais a bursite do ombro. O mal-estar é resultado de uma inflamação em uma fina camada de tecido que recobre os tendões

De acordo com o médico Bruno Borralho Gobbato, a incidência aumenta de acordo com a idade da pessoa. Os principais sintomas são dor, crepitação e dificuldade em realizar elevação do ombro.

“Os tendões são as estruturas que ligam nossos músculos aos ossos, e permitem que possamos fazer movimentos. O Ombro é a articulação que mais tem movimentos em todo o corpo humano, e por isto apresenta vários tendões importantes”, diz.

Conforme o especialista, a bursite é uma inflamação de uma estrutura chamada Bursa, que recobre e protege os tendões.

“Por isto é comum os nomes bursite e tendinite serem tratados como a mesma doença, embora ocorram em estruturas diferentes. Uma praticamente não existe sem a outra”, frisa.

O tratamento

Segundo o médico, o tratamento conservador – aquele que não envolve cirurgia – é a primeira opção. “Em casos de dores mais agudas e fortes, começamos com remédios analgésicos e anti-inflamatórios”, ressalta.

Porém, conforme ele, a maioria dos casos é de doenças um pouco mais crônicas, e para este tratamento é necessária uma reabilitação.

“A fisioterapia é uma importante aliada nesta fase. Nem sempre é possível determinar um fator causal único. São inúmeras ocorrências existentes. Evitar atividades que envolvam ficar com o braço elevado deve ser uma das primeiras ações para conter a doença.”

E acrescenta: “em casos onde há ruptura de tendão, a cirurgia se faz necessária. Mas esta é uma avaliação que deve ser feita com base em vários aspectos e exames de imagem”, diz.

Complicações

De acordo com o especialista, a principal complicação deste tipo de doença é a ruptura do tendão, que pode ocorrer ao longo do tempo. “Algumas destas lesões podem levar a uma perda parcial da força do ombro e cronicidade da dor. Estas também demandam cirurgia”, frisa.

Onde atende

ovelo, o Dr. Bruno Borralho Gobbato (CRM 15190 e RQE 7620) atende no COE (Centro de Ortopedia Especializada) em Jaraguá do Sul. Mais informações no site.