Se tendência atual for mantida, Blumenau deve chegar perto de 800 casos em duas semanas

Foto KTSDESIGN/Getty Images

Por: Felipe Elias

08/05/2020 - 20:05 - Atualizada em: 09/05/2020 - 20:44

Levando em conta a tendência atual da evolução da curva de contaminação do coronavírus em Blumenau, a cidade deve passar de 780 casos positivos da doença até o dia 23 de maio. De acordo com o último balanço divulgado, o município conta atualmente com 289 casos confirmados, um crescimento de dez em relação a quinta-feira (7).

A projeção foi apresentada nesta sexta-feira (8) pela Prefeitura. O estudo, realizado em conjunto com técnicos da Furb e da Unimed, classifica a situação como “mediana”. Nesta perspectiva, a estrutura hospitalar de Blumenau ainda se mantém em condições de suportar a demanda por leitos.

Com uma taxa média de internação de 5% dos pacientes que contraem o vírus, a cidade necessitaria de 39 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) caso a estimativa de 780 casos seja confirmada. Atualmente, o município possui 91 leitos de UTI Adulto, que não são exclusivos para tratamento da Covid-19 e também atendem pacientes da região.

“Até aqui, o nosso cenário tem sido muito próximo daquilo que estamos projetando. Então, nesse cenário nós estamos numa perspectiva de conseguir atender todos os casos em matéria de UTI”, disse o prefeito Mário Hildebrandt (Podemos).

Apesar disso, as autoridades sanitárias municipais insistem que as pessoas tenham consciência e adotem as medidas de prevenção, como a utilização de máscaras, lavagem das mãos e manutenção do isolamento.

 

 

“Se a população não compreender a situação que vivemos, (esse cenário) pode sim mudar, porque precisamos da colaboração de todos. O coronavírus não atinge só a população idosa, ele atinge todas as faixas etárias”, alerta o secretário municipal de Promoção da Saúde, Winnetou Krambeck.

Balanço da Covid-19 em Blumenau

Casos confirmados (até 08/05): 289.
– 129 recuperados;
– 155 cumprem o tratamento em isolamento domiciliar;
– 3 internados em hospitais (um em enfermaria e dois em UTI);
– 2 óbitos.

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Telegram Jaraguá do Sul