Em meio à indefinição, cervejaria se posiciona a favor do adiamento da Oktoberfest Blumenau

Foto Clio Luconi

Por: Felipe Elias

07/05/2020 - 14:05 - Atualizada em: 07/05/2020 - 14:20

A realização da Oktoberfest Blumenau 2020, inicialmente prevista entre 7 e 25 de outubro, ainda não está definida. Atualmente, a Secretaria Municipal de Turismo avalia a evolução e os impactos gerados pela pandemia da Covid-19, para tomar uma decisão sobre a manutenção ou o adiamento do maior evento cervejeiro da América Latina.

Diante da crise sanitária, a Hersing, uma das cervejarias que venceram a licitação para participar da festa, já manifestou que, caso a data original seja mantida, abrirá mão de sua participação na Oktoberfest. “Já investimos, estamos com o estande pago, temos 25 pessoas contratadas para a festa, mas acreditamos que, neste momento, temos que pensar na preservação das vidas”, afirma o diretor comercial da empresa, João Carlos Zimmermann.

Ele acredita que não será possível manter os cuidados preconizados pelos órgãos de saúde em uma festa com um fluxo intenso de pessoas como é o caso da Oktoberfest. “Nós defendemos que é necessário reavaliar a data e realizar a festa em outro momento, quando pudermos garantir a segurança das pessoas”, acrescenta.

No ano passado, a Hersing, cuja fábrica está localizada em Timbó, foi a novidade do evento. A cervejaria fez um investimento inicial de R$ 1,2 milhão para a produção dos rótulos, pesquisa e harmonização de sabores. Na ocasião, comercializou 15 mil litros de chope.

Aposta para enfrentar a crise

A crise econômica gerada pelo coronavírus também afetou o setor cervejeiro, principalmente as cervejarias artesanais. Por isso, segundo Zimmermann, a empresa teve que se reinventar e buscar novos nichos de mercado.

 

 

“Com a queda no consumo de chope em razão da proibição de eventos, passamos a focar na venda das cervejas em garrafa long neck, principalmente para os minimercados. No mês de abril conseguimos faturar sete vezes mais que em janeiro com esses produtos. Assim, também abrimos uma nova carteira de clientes, pulverizando a nossa abrangência”, comenta.

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Telegram Jaraguá do Sul