Assim como em boa parte do Brasil, o uso da máscara é obrigatório nos espaços públicos e estabelecimentos comerciais de Blumenau. Apesar de implantada há cerca de 20 dias, a determinação voltada para a prevenção ao coronavírus não vem sendo cumprida à risca na cidade, avaliam as autoridades municipais.

"Quando transitamos pelas ruas é desanimador, porque as pessoas não estão fazendo o uso correto, não estão usando a máscara, não estão fazendo as medidas que temos orientado. A população ainda não entendeu a gravidade da situação, o momento que estamos vivendo, e não está fazendo o seu dever de casa", criticou o secretário municipal de Promoção da Saúde, Winnetou Krambeck.

Desde a reabertura do comércio, em 13 de abril, os casos positivos da Covid-19 mais que quadruplicaram em Blumenau, passando de 65 para 273, de acordo com o último boletim divulgado pela Prefeitura.

Esse aumento substancial pode ser atribuído a dois fatores: a flexibilização das medidas de isolamento social e a ampliação do número de testes realizados. Com a retomada gradual do convívio social, as regras de prevenção ao vírus ganharam ainda mais relevância para conter a evolução da doença e evitar o colapso da estrutura hospitalar.

 

 

"Não adianta nada o poder público fazer locais de teste rápido, articulação com os hospitais, se a população não entender que precisa fazer o seu dever de casa, que é usar máscara, fazer o isolamento social, a lavagem das mãos com água e sabão, manter o distanciamento. As pessoas simplesmente relaxaram, acham que já passou", afirmou Krambeck.

Nesta semana, Blumenau registrou as duas primeiras mortes causadas por complicações decorrentes do coronavírus. Ambas as vítimas são mulheres, uma de 34 anos e outra de 79.

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Telegram Jaraguá do Sul