Recém-recuperada do coronavírus, a secretária de Educação de Blumenau, Patrícia Lueders, fez um relato sobre o período em que se manteve afastada para tratar a doença que atualmente assola a população mundial. Com o diagnóstico confirmado na segunda quinzena de abril, ela teve que ficar longe do filho e disse que passou os piores dias de sua vida.
Patrícia conta que começou a sentir os sintomas no dia 18 do mês passado. “Por mais que eu tenha todo respeito pela doença, toda a disciplina e cuidados, a gente sempre imagina que não vamos pegar. Então, foi uma surpresa. Eu comecei a sentir dores fortes no abdômen, até então achei que era pedra no rim, jamais achava que podia ser a Covid-19. As dores foram aumentando, junto veio a falta de ar e febre”.
Por conta do quadro, ela procurou atendimento médico, que confirmou a contaminação pelo vírus.
“Saindo do hospital, eu tive que entrar em isolamento total da minha família, ficar em um cômodo do apartamento. Eu tomei a decisão mais difícil da minha vida, que eu tive que me ausentar do meu filho, uma criança de dez anos que não tem maturidade de ver a mãe acamada, não poder beijar e abraçar, e isso foi muito difícil. Mas essa disciplina fez com que nem ele nem meu marido positivassem”, destacou a secretária.
De acordo com ela, os sintomas do coronavírus são muito fortes. “Os três primeiros dias foram os piores da minha vida. Os sintomas são horríveis, o vírus não é brincadeira, ele veio muito rápido no meu organismo. Eu não conseguia levantar da minha cama, tinha dificuldade para respirar, a falta de ar é muito grande. Nesses dias, você pensa ‘chegou a tua hora’. Depois do terceiro dia, o meu organismo reagiu melhor”, lembrou.
- Coronavírus já atinge os 35 bairros de Blumenau; veja a distribuição dos 438 casos confirmados
- Blumenau registra novo recorde de casos de coronavírus diagnosticados em apenas 24 horas
- Vale do Itajaí é a primeira região de SC a superar 1.000 casos confirmados de coronavírus
- Se tendência atual for mantida, Blumenau deve chegar perto de 800 casos em duas semanas
- Blumenau implanta central para monitorar pacientes com suspeita e confirmação de Covid-19
- “É desanimador andar pelas ruas”, afirma secretário sobre postura da população em Blumenau
- Combate à Covid-19: Descarte incorreto de máscaras coloca em risco a saúde de outras pessoas
- Coronavírus: mapa interativo atualiza em tempo real surto da doença ao redor do mundo
Apesar da melhora, Patrícia cumpriu rigorosamente os 14 dias de isolamento social indicados pelos órgãos sanitários, e retornou às atividades na Secretaria Municipal de Educação apenas após receber alta médica.
Recentemente, a Prefeitura de Blumenau implantou uma Central de Monitoramento, composta por profissionais de saúde, para acompanhar em tempo real os casos confirmados e suspeitos da Covid-19 na cidade, com o objetivo de garantir o efetivo cumprimento a todo processo de tratamento.
Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:
Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?
Telegram Jaraguá do Sul