Menos filas e mais consultas! Prefeitura de Gaspar apresenta avanços na área da saúde em 2019

Foto Ilustração/Pexels

Por: Felipe Elias

08/01/2020 - 14:01 - Atualizada em: 22/02/2020 - 11:16

Uma série de avanços que têm garantido a redução das filas de espera e maior acesso das pessoas aos serviços básicos essenciais. Assim pode ser resumido o ano de 2019 na área da saúde, em Gaspar. Por meio do programa “Gaspar É Mais Saúde”, a Prefeitura local promoveu um conjunto de ações para elevar a qualidade e a cobertura dos atendimentos prestados pela Secretaria Municipal de Saúde.

Durante todo o ano, as unidades básicas realizaram mais de 132 mil consultas para a população, um aumento de 11% em relação a 2018. Na Policlínica, foram contabilizadas 23,1 mil consultas com médicos especialistas. Além disso, a Prefeitura de Gaspar viabilizou 250 mil exames para diagnóstico.

Em setembro, a cidade alcançou um feito histórico. A partir de um mutirão efetuado no Hospital Dom Bosco, em Rio dos Cedros, a Prefeitura de Gaspar conseguiu acabar com a fila de espera por cirurgias oftalmológicas de catarata. Mais de 600 pessoas foram contempladas com a cirurgia em 2019.

Foto Divulgação/Prefeitura de Gaspar

Já na área de saúde bucal, uma parceria com o programa OdontoSESC possibilitou que 5,2 mil pessoas recebessem assistência gratuita na cidade, com 950 tratamentos concluídos e cerca de 11 mil procedimentos realizados. Por meio da iniciativa, houve uma redução de 85% na fila de espera por atendimento odontológico.

Uma outra conquista importante para a população gasparense foi a inauguração do Centro Especializado de Saúde da Mulher e da Criança, em março de 2019. A unidade oferece, em um único local, consultas em ginecologia, obstetrícia, pediatria, enfermagem, psicologia infantojuvenil e fonoaudiologia. Desde a sua implantação, o espaço registrou aproximadamente 4 mil mamografias e 750 testes da orelinha.

 

 

Segundo o secretário municipal de Saúde, José Carlos de Carvalho, outros avanços deverão ser obtidos em 2020. “Durante todo o ano, trabalhamos duro, realizando diversas ações, campanhas e melhorias, para atender a comunidade gasparense na sua integridade. Nossa meta é sempre proporcionar o melhor na prestação de serviços relacionados à saúde do município. Em 2020, iremos trabalhar para que nossos resultados sejam ainda melhores”, afirma.

“Gaspar É Mais Saúde”

O programa “Gaspar É Mais Saúde” integra o maior pacote de investimentos da história da cidade, intitulado “Avança Gaspar”, que prevê, até 2023, a aplicação de R$ 150 milhões em diversas áreas, como mobilidade, educação, saúde e infraestrutura.

Desde o seu início, em março de 2018, houve a inauguração de três novas unidades municipais de saúde: Gasparinho, Poço Grande e Margem Esquerda 2. Além das novas estruturas, também foram reformados os postos dos bairros Bela Vista, Jardim Primavera, Barracão, Santa Terezinha e Gaspar Alto.

Quer receber as notícias no WhatsApp?