Crise da Covid-19: Mais de 100 funcionários do transporte coletivo de Blumenau são demitidos

Por: Felipe Elias

21/04/2020 - 16:04 - Atualizada em: 21/04/2020 - 16:44

Alegando complicações financeiras decorrentes da crise desencadeada pelo coronavírus, a BluMob, empresa responsável por administrar o transporte coletivo de Blumenau, demitiu pouco mais de 100 funcionários que atuavam no sistema.

De acordo com informações do sindicato que representa a categoria, as rescisões atingiram 31 trabalhadores que estavam em fase de experiência e 74 profissionais que não possuíam mais férias para tirar.

Passados mais de 30 dias desde a proibição de funcionamento dos ônibus pelo Governo de Santa Catarina, a concessionária afirmou, por meio de nota, que tem enfrentado dificuldades para cumprir os “compromissos com salários, benefícios e fornecedores”.

Neste período, segundo a BluMob, foram promovidas todas as opções possíveis para a manutenção dos empregos, como concessão de férias e antecipação de períodos aquisitivos de férias. Contudo, após não haver “mais medidas possíveis a adotar em alguns casos”, e diante do “cenário de incertezas”, a empresa disse que precisou reduzir o quadro de colaboradores.

Até o dia 30 de abril, o transporte coletivo está impedido de circular em todas as cidades de Santa Catarina. Em Gaspar, por conta dessa situação, a concessionária demitiu todos os funcionários que trabalhavam nas linhas municipais.

 

 

Confira a nota da BluMob

“A determinação de suspensão integral de nossas atividades, que completará em 30 de abril mais de 40 dias, tem impactado profundamente a capacidade de manutenção de nossos negócios, especialmente os compromissos com salários, benefícios e fornecedores. Por meio de acordo coletivo, todas as opções para concessão de férias e antecipação de períodos aquisitivos de férias foram promovidas.

Considerando que em alguns casos já não há mais medidas possíveis a adotar, o crescimento das dificuldades financeiras decorrentes da paralisação das atividades da empresa e o cenário de incertezas no futuro próximo, medidas mais complexas precisaram ser tomadas, como a redução de nosso quadro de colaboradores.

A empresa vem promovendo e intensificará as discussões com os agentes públicos e a agência reguladora para adoção de medidas emergenciais e de rediscussão do sistema de transporte da cidade para o médio-longo prazos, buscando a manutenção da qualidade dos serviços prestados pela Blumob dentro dos padrões estabelecidos no contrato e merecidos pela população blumenauense”.

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Telegram Jaraguá do Sul