Ambulatório de referência para casos suspeitos de coronavírus muda de endereço em Blumenau

Foto Eraldo Schnaider/Prefeitura de Blumenau

Por: Giulia Venutti

27/03/2020 - 14:03 - Atualizada em: 27/03/2020 - 14:19

Com o objetivo de oferecer uma estrutura ainda mais completa para atendimento dos casos suspeitos de coronavírus, a Prefeitura de Blumenau optou por transferir o ambulatório de referência que estava na Secretaria da Família (Pró-Família), ao lado do Parque Ramiro Ruediger, para o Setor 3 do Parque Vila Germânica.

A montagem da estrutura ocorre neste sábado (28) e os atendimentos no novo espaço iniciam a partir de segunda-feira (30), das 7h às 19h. Para tanto, o Setor 3 receberá tendas do 23º Batalhão de Infantaria do Exército, que serão utilizadas como consultórios. O local contará com médicos, técnicos em enfermagem, enfermeiros e farmacêuticos.

O outro ambulatório montado para receber pacientes com suspeita de coronavírus segue funcionando normalmente no primeiro andar da Policlínica, perto da Rodoviária, também das 7h às 19h.

Foto Eraldo Schnaider/Prefeitura de Blumenau

Quem deve se deslocar aos ambulatórios?

Pessoas com sintomas gripais como febre, mal-estar, coriza, tosse ou congestão nasal poderão se dirigir diretamente até esses locais. Se os sintomas estiverem mais intensos, incluindo dificuldades de respiração, a orientação é para que procurem um pronto-socorro.

Fluxo de atendimento

Quando as pessoas com suspeita de coronavírus chegam em um dos ambulatórios, recebem uma senha e são recepcionadas em um espaço aberto, onde devem aguardar com distanciamento mínimo de segurança. No momento do cadastro precisam apresentar um documento com foto. Depois, passam por uma triagem.

 

 

Na sequência, os pacientes aguardam a vez para avaliação de médicos. Ao final da consulta, havendo a necessidade de medicação, ela será fornecida no próprio espaço. Em casos de internação, o médico faz o encaminhamento a um hospital.

Medidas de segurança

Para restringir ao máximo a circulação nos dois espaços de atendimento, a Prefeitura recomenda que o paciente não leve acompanhantes. Os profissionais de saúde pedem ainda que sejam evitadas conversas para não espalhar gotículas, que ajudam a disseminar doenças, e cada um leve sua própria garrafa de água, tendo em vista que bebedouros não serão disponibilizados, por questões sanitárias.

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Telegram Jaraguá do Sul