Com o objetivo de oferecer uma estrutura ainda mais completa para atendimento dos casos suspeitos de coronavírus, a Prefeitura de Blumenau optou por transferir o ambulatório de referência que estava na Secretaria da Família (Pró-Família), ao lado do Parque Ramiro Ruediger, para o Setor 3 do Parque Vila Germânica.
A montagem da estrutura ocorre neste sábado (28) e os atendimentos no novo espaço iniciam a partir de segunda-feira (30), das 7h às 19h. Para tanto, o Setor 3 receberá tendas do 23º Batalhão de Infantaria do Exército, que serão utilizadas como consultórios. O local contará com médicos, técnicos em enfermagem, enfermeiros e farmacêuticos.
O outro ambulatório montado para receber pacientes com suspeita de coronavírus segue funcionando normalmente no primeiro andar da Policlínica, perto da Rodoviária, também das 7h às 19h.

Foto Eraldo Schnaider/Prefeitura de Blumenau
Quem deve se deslocar aos ambulatórios?
Pessoas com sintomas gripais como febre, mal-estar, coriza, tosse ou congestão nasal poderão se dirigir diretamente até esses locais. Se os sintomas estiverem mais intensos, incluindo dificuldades de respiração, a orientação é para que procurem um pronto-socorro.
Fluxo de atendimento
Quando as pessoas com suspeita de coronavírus chegam em um dos ambulatórios, recebem uma senha e são recepcionadas em um espaço aberto, onde devem aguardar com distanciamento mínimo de segurança. No momento do cadastro precisam apresentar um documento com foto. Depois, passam por uma triagem.
- Blumenau registra dois novos casos positivos de coronavírus; total vai a 15
- Blumenau terá fundo de emergência para custear ações de enfrentamento ao coronavírus
- Fé para superar a pandemia de coronavírus! Moradora de Blumenau relata experiência na Irlanda
- Blumenau cria canais de atendimento a distância para orientar população sobre o coronavírus
- Câmara de Blumenau repassará R$ 8 milhões para ações de enfrentamento ao coronavírus
- Coronavírus: saiba quando ficar em casa e quando procurar atendimento médico em Blumenau
- Blumenau recruta voluntários para auxiliar pessoas mais vulneráveis ao coronavírus
- Semelhanças que causam confusão: conheça a diferença entre coronavírus, resfriado e gripe
- Cuidados básicos de higiene e convívio podem prevenir contaminação por coronavírus
- Coronavírus: mapa interativo atualiza em tempo real surto da doença ao redor do mundo
Na sequência, os pacientes aguardam a vez para avaliação de médicos. Ao final da consulta, havendo a necessidade de medicação, ela será fornecida no próprio espaço. Em casos de internação, o médico faz o encaminhamento a um hospital.
Medidas de segurança
Para restringir ao máximo a circulação nos dois espaços de atendimento, a Prefeitura recomenda que o paciente não leve acompanhantes. Os profissionais de saúde pedem ainda que sejam evitadas conversas para não espalhar gotículas, que ajudam a disseminar doenças, e cada um leve sua própria garrafa de água, tendo em vista que bebedouros não serão disponibilizados, por questões sanitárias.
Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:
Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?
Telegram Jaraguá do Sul