Vocal coach e produtora musical, Katy Souza transforma iniciantes em grandes estrelas da música

Foto: Redes Sociais/Katy Souza

Por: Maria Luiza Venturelli

28/02/2024 - 14:02

A habilidade de cantar é como qualquer outra: pode ser desenvolvida com o treinamento certo. E é exatamente isso que a vocal coach e produtora musical Katy Souza oferece. Com sua experiência e metodologia prática, ela transforma iniciantes em artistas completos, prontos para brilhar nos palcos.

Katy Souza é uma nordestina de Recife (PE) com uma paixão incomparável pela música e uma determinação inabalável em alcançar seus sonhos. Há quase um ano, em abril de 2023, ela deixou para trás as terras nordestinas em busca de uma nova vida em Jaraguá do Sul, à procura de uma qualidade de vida melhor e oportunidades musicais inexploradas.

Foto: Redes Sociais/Katy Souza

Sua jornada começou com uma visita a uma amiga em Blumenau, onde ela foi cativada pela rica musicalidade catarinense. Embora inicialmente hesitante em deixar para trás sua vida estabelecida em Recife, incluindo seu filho de nove anos, marido e uma série de compromissos profissionais, Katy não conseguiu ignorar o chamado dos novos horizontes que se apresentavam.

Ao buscar oportunidades na área musical em Santa Catarina, deparou-se com um edital em Jaraguá do Sul para trabalhar com música nas escolas. Com um currículo sólido e um livro publicado para crianças intitulado “Cantarolando na Escola”, ela se inscreveu, passou por todo o processo seletivo e conquistou o primeiro lugar, mesmo com o desafio de assumir a vaga em pouco tempo.

A mudança não foi fácil. Katy passou dois meses em Jaraguá do Sul sem a companhia do marido e do filho, vendendo seus pertences que ficaram no Nordeste e contando com a solidariedade e apoio da comunidade local. Mesmo com os desafios, sua determinação e fé a guiaram.

“Não foi fácil. Eu não sei se teria essa coragem novamente, porque é muito difícil quando você não conhece o lugar, nem ninguém. O senhor nos dá a bênção mas a gente precisa correr atrás, fazer a nossa parte”, relembra.

Após oito meses atuando nessa vaga da Prefeitura, já com a família na cidade, Katy encontrou uma oportunidade ainda maior de desenvolver sua carreira na música ao colaborar com a Sociedade Cultura Artística de Jaraguá do Sul (Scar). Participando de workshops de criação de vozes para bonecos e técnica vocal gospel, ela rapidamente se destacou, recebendo reconhecimento e apoio para expandir seu trabalho na instituição.

Paixão que vem desde cedo

Foto: Redes Sociais/Katy Souza

A paixão de Katy pela música é uma herança enraizada desde a sua infância na igreja. Filha de um amante da música, desde cedo ela foi imersa no ambiente musical, pois seu pai liderava uma banda na igreja. Aos nove anos, o pai a presenteou com um teclado de brinquedo, e foi a partir daí que seu talento começou a florescer.

Observando as dificuldades do tecladista da banda em lembrar as notas durante os ensaios, Katy assumiu o papel de ajudá-lo, desenvolvendo sua percepção musical de forma intuitiva. Essa experiência foi fundamental para sua formação, mostrando-lhe o poder da música como uma linguagem universal capaz de conectar pessoas e expressar emoções.

Determinada a seguir esse caminho, Katy foi encorajada pelos pais a buscar uma formação mais estruturada. Assim, ingressou no conservatório no teclado popular e posteriormente conquistou uma vaga na faculdade de Música da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco).

Atualmente, Katy é formada em Licenciatura em Música pela UFPE, tem pós-graduação em Metodologia do Ensino da Música com Pesquisa na área de preparação vocal de cantores de alto nível. Além de produtora musical e estudante de Fonoaudiologia (Unifatecie), tem vários cursos na área da fisiologia da voz e o estudo do Belting.

Participou de diversos congressos na área da voz cantada como professora convidada e hoje se dedica a dar cursos e palestras em diversos lugares do Brasil. Hoje também divide seus compromissos como professora de três modalidades na Scar, como canto Gospel, infantil e popular com ênfase em Belting.

Preparadora vocal

Foto: Redes Sociais/Katy Souza

Além de sua dedicação ao ensino musical na Scar, Katy Souza também é especialista em preparação vocal, reconhecida internacionalmente através dos seus cursos “Voz em Foco”.

Com uma metodologia inovadora e prática, Katy atende uma variedade de cantores de diferentes países, abrangendo desde iniciantes até artistas de renome nacional. Seus alunos incluem nomes como Lipe Lucena, Victor Santos, Hugo Alvarez e Esther Jullya, conhecida por sua participação no programa “The Voice Brasil Kids”.

O sucesso de Katy como mentora vocal reside em sua abordagem personalizada, focada em identificar e abordar as necessidades específicas de cada aluno. Seja para aprimorar técnicas vocais, ampliar o alcance ou desenvolver uma presença de palco atraente, Katy emprega métodos práticos e eficazes.

“O diferencial do meu trabalho é que além da parte técnica, eu trabalho com suporte psicológico. Eu acredito que cantar é um dom treinável e eu posso provar através de vídeos e áudios em que meus alunos me enviam diariamente mostrando o antes e o depois”, explica a especialista.

Os alunos, que inicialmente podem ter duvidado de seu próprio potencial, são capacitados e encorajados a acreditar em si mesmos. E foi através desse processo transformador que Katy conquistou o título de professora missionária, ou seja, que está comprometida em ensinar e guiar os alunos por um propósito.

“Eu sempre acreditei que ser professora era uma missão pra mim e que Deus havia me escolhido para isso. Então eu seguro na mão do meu aluno e mostro pra ele que todos somos capazes de aprender a cantar, basta ter foco, disciplina e um profissional lhe ajudando nesse processo”, finaliza.