Zoo Pomerode ganha mais um ilustre integrante: um filhote de avestruz

Foto Erik Mak

Por: Giulia Venutti

30/10/2019 - 16:10

No mês passado, o Zoo Pomerode ganhou mais um ilustre integrante: um filhote de avestruz. O nascimento dele só foi possível após o uso de incubação artificial pelos técnicos do zoológico. A interferência humana neste caso foi necessária porque os pais do filhote não apresentaram os cuidados essenciais para que o ovo fosse chocado e sua sobrevivência garantida. O espaço já conta com quatro aves adultas.

Na instituição, o filhote recebe atenção diária e tem a sua saúde garantida por meio de medidas como pesagem, controle alimentar e ambiente com temperatura adequada. Além disso, o novo morador do Zoo Pomerode ainda pratica exercícios enquanto toma banho de sol pela manhã na companhia do seu amiguinho marreco.

Foto Erik Mak

Você sabia que a espécie quase foi extinta?

O avestruz tem pernas e pescoço compridos, asas longas com penas robustas, sendo que as fêmeas possuem a cor cinza e os machos, a coloração preta. Nativo da África, este animal pode viver até os 50 anos. A espécie correu risco de extinção por conta da atividade de caçadores, que se interessavam pelas suas penas, carne e couro.

 

 

Com a criação de fazendas de avestruz ao redor do mundo para venda desses subprodutos, essa questão da caça foi amenizada e atualmente se encontra classificada como pouco preocupante pela União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN). Porém, agora, os avestruzes enfrentam outros problemas como perda do habitat causada pelos seres humanos.

Quer receber as notícias no WhatsApp?