Zoo Pomerode promove ação de conscientização sobre gasto excessivo dos recursos naturais

Foto Divulgação

Por: Giulia Venutti

18/07/2019 - 15:07 - Atualizada em: 18/07/2019 - 15:35

Você sabia que, até 29 de julho, a humanidade já terá utilizado todo o estoque de recursos naturais que os ecossistemas conseguem regenerar em 2019? Com o objetivo de chamar a atenção para este fato, o Zoo Pomerode foi a única instituição brasileira a aderir ao movimento Earth Evershoot Day (Dia da Sobrecarga da Terra), criado pela Global Footprint Network.

O maior zoológico de Santa Catarina planejou uma ação especial para sensibilizar o público sobre a importância da adoção de práticas sustentáveis e de respeito ao meio ambiente. Iniciada no último sábado (13), a atividade é chamada de “Qual é o impacto da sua pegada?“. Os visitantes são levados, por meio da indicação de pegadas de vários animais, para uma cabine onde assistem a um filme e podem conversar com educadores ambientais.

Foto Divulgação

Para Priscila Weber Maciel, bióloga e educadora ambiental do Zoo Pomerode, esta é mais uma ação que provoca todos a pensarem sobre a sustentabilidade.

“Conscientizar é uma consequência, vai muito além do que colocar a par do que está acontecendo com o planeta. É preciso sensibilizar, fazer com que cada um entenda qual é a sua responsabilidade a respeito disso e de que forma pode contribuir para fazermos do nosso planeta um lugar melhor para todas as espécies”, comenta.

O Dia da Sobrecarga da Terra vem ocorrendo mais cedo a cada ano, retrocedendo do final de setembro em 1997 para 29 de julho em 2019 – o planeta Terra estourou o seu “orçamento ambiental” pela primeira vez no início da década de 1970.

Quer receber as notícias no WhatsApp?