Zoo Pomerode: o lugar onde os animais recebem o amor e acolhimento que merecem

Foto Zoo Pomerode

Por: Giulia Venutti

16/09/2019 - 14:09

Muitas pessoas que visitam um zoológico não sabem que a maioria dos animais que vivem no local está impossibilitada de retornar ao habitat natural. Mais do que um espaço de lazer, os zoológicos atuam com a responsabilidade de resgatar e reabilitar animais silvestres que passaram por situações como maus-tratos ou acidentes.

Após serem acolhidos, alguns desses animais são recuperados e devolvidos para a natureza, mas infelizmente outros acabam sofrendo sequelas que os impedem de viverem sozinhos. Nesses casos, esses animais se tornam “hóspedes” permanentes do zoológico, onde recebem toda assistência necessária.

Foto Divulgação/Zoo Pomerode

No Zoo Pomerode, o maior zoológico de Santa Catarina, 77% dos animais possuem limitações que impossibilitam a volta aos seus habitats naturais. No local, quem passa pela ala dos pinguins, não imagina que um deles em especial sofreu um grave acidente quando vivia na natureza.

O pinguim foi atropelado por uma embarcação, ocasionando um coágulo em seu cérebro que dificulta alguns movimentos. Ele foi resgatado pela Associação R3 Animal e encaminhado para o Zoo Pomerode, para viver com outros animais da mesma espécie.

Por conta do coágulo, o pinguim não consegue andar nem comer sozinho. Embora consiga nadar, ele precisa de ajuda para entrar e sair da piscina.

Foto Divulgação/Zoo Pomerode

Apesar das dificuldades, o pinguim leva uma verdadeira vida de rei, regada de cuidados por uma equipe sempre disposta a dar todo o amor que ele merece. Os funcionários do Zoo Pomerode servem a alimentação diretamente no bico, assim como o colocam e tiram manualmente da água para estimular o nado e a prática de uma atividade física.

Se você perguntar para os colaboradores se todo esse trabalho é válido, a resposta é simples e clara: nada vale mais a pena que isso! É com essa alegria e disposição que eles cuidam dos mais de 1 mil animais que vivem no Zoo Pomerode como se estivessem em seus habitats.

Foto Divulgação/Zoo Pomerode

Não perca a oportunidade de conhecer todo esse trabalho de perto! O maior zoológico de Santa Catarina fica aberto todos os dias, das 8h às 18h, e está localizado na rua Hermann Weege, 180, no Centro de Pomerode.

Quer receber as notícias no WhatsApp?