Há cinco dias, a vida de dezenas de famílias da Vila Freitas, em Guaramirim, mudou completamente. O deslizamento que aconteceu na última segunda-feira (18) destruiu casas e deixou mais de 200 desalojados no município.
Segundo o coordenador das doações e do abrigo montado pela Prefeitura, Alcibaldo Pereira Jermann, cinco famílias permanecem abrigadas no local.
Além de toda a força-tarefa montada para o cadastramento dos atingidos e para ações que possam minimizar os impactos o mais rápido possível, a Prefeitura tem recebido doações de diversos materiais que são direcionados às famílias que, em muitos casos, perderam tudo.
Há dois pontos oficiais de arrecadação: a Paróquia Senhor Bom Jesus, na rua 28 de Agosto, e a Comunidade Batista Vida Nova, ao lado da Celesc.
O coordenador afirma que, até o momento, as doações têm suprido as necessidades básicas das famílias, mas ressalta que os atingidos ainda contam com a solidariedade.
“O que mais precisamos é de alimentação em geral, material de limpeza e de higiene e roupas. No caso das roupas, a ação social tem atendido, mas há a prioridade de roupas íntimas novas porque há muitas pessoas que não conseguiram salvar nada”, destaca.
Jermann explica que todas as doações são direcionadas à igreja Batista, onde há uma equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação realizando a entrega às famílias atingidas.
“Estamos com um controle rigoroso tanto de quem precisa e recebe a doação quanto nos cadastramentos”, enfatiza.
Em caso de dúvidas ou para doação de móveis, basta ligar para a secretaria no (47) 3373-0166 ou pelo celular (47) 9 9973-5043.
LEIA MAIS
- “Eu só queria avisar todo mundo”, conta moradora que salvou a vida de 10 famílias na Vila Freitas
- Moradores reclamam de saques na Vila Freitas, em Guaramirim
- Defesa Civil identifica nova área de risco no Morro do Schmidt, em Guaramirim
- “Todo mundo está traumatizado”, diz moradora afetada por deslizamento em Guaramirim
Quer receber as notícias no WhatsApp?
- Região de Jaraguá do Sul – Clique aqui
- Região de Joinville – Clique aqui
- Região de Florianópolis – Clique aqui