“Verdade ou mito: será que o suco verde ajuda a desintoxicar o organismo?”

Foto iStock

Por: Caroline Pappiani

26/09/2019 - 10:09

A ideia de que começar o dia com um copo de suco verde ajuda a “desintoxicar o organismo” tomou conta do pensamento de muita gente. Mas, afinal, isso é verdade? O suco verde, ou detox, apresenta propriedades benéficas, sem dúvida. No entanto, em se tratando de “desintoxicação”, isso é mentira.

Os alimentos são fontes de inúmeros nutrientes. Os macronutrientes (carboidratos, proteínas e lipídeos) são aqueles que fornecem energia, enquanto os micronutrientes (vitaminas e minerais) exercem outras funções essenciais para o corpo humano.

Muitos micronutrientes estão presentes nos alimentos de origem vegetal (frutas, verduras e legumes) e alguns deles podem ter um diferente aproveitamento pelo organismo, dependendo da presença de outro nutriente na mesma refeição.

Por exemplo, a couve e a carne são ricas em ferro. No entanto, o nosso corpo não consegue absorver o ferro da couve da mesma maneira que absorve o ferro da carne, ou seja, a absorção do ferro de origem animal é mais eficiente.

Em contrapartida, alimentos ricos em vitamina C (limão, laranja, acerola e outras frutas cítricas) promovem uma maior absorção do ferro de origem vegetal. Por isso, é interessante que alimentos ricos em ferro de origem vegetal estejam presentes na mesma refeição de alimentos ricos em vitamina C (frutas cítricas), para melhorar a absorção desse ferro.

Como o suco verde pode ajudar nesse processo?

Neste caso, o suco verde feito com couve e limão, ou outra fruta cítrica, seria uma excelente opção. E para se beneficiar ainda mais, preferencialmente, um suco que não seja adoçado (açúcar e/ou adoçante) nem coado.

Não necessariamente os dois nutrientes (vitamina C e ferro de origem vegetal) precisam ser consumidos na forma de suco. Você pode comer a couve no almoço, por exemplo, e tomar uma limonada ou temperar a salada com limão espremido.

Foto Divulgação

Muitas pessoas que antes não consumiam nenhum tipo de fruta e outros vegetais passaram a tomar o suco verde. Pensando por esse lado, claro que uma mudança de hábito pode levar a uma melhora do sistema imunológico e até mesmo alteração do peso.

 

 

No entanto, não se pode afirmar que isso é consequência do consumo de suco verde isoladamente. Dependendo do tipo e da quantidade de frutas e vegetais incluídos em um único suco, a pessoa pode estar ingerindo uma bebida rica em calorias.

Mas, e a desintoxicação?

Bom, o organismo possui vários mecanismos de defesa que convertem compostos tóxicos em substâncias para serem excretadas. Nosso fígado e rins possuem uma excelente capacidade de remover essas substâncias! Então, não seria o suco verde o responsável por minimizar os efeitos da “jacada” do fim de semana.

Gosta do sabor do suco verde? Gosta de consumi-lo ao invés de um refrigerante? Ótimo! Apenas não seja iludido com promessas de desintoxicação, porque, felizmente, o corpo humano é maravilhoso e tem órgãos vitais muito preparados para combater as “toxinas” do dia a dia.

Quer receber as notícias no WhatsApp?

Notícias no celular

Whatsapp

Caroline Pappiani

Graduada em Nutrição pela Universidade Regional de Blumenau. Doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo. Possui doutorado sanduíche na Universidade de Umeå, na Suécia. Atua como professora da Faculdade Metropolitana de Blumenau e nutricionista na Sportmed.