Barão do Itapocu: o retorno

Arte: Arquivo/OCP

Por: Barão do Itapocu

24/02/2024 - 06:02

O icônico Barão do Itapocu, que nos idos das décadas de 1980 e 90, captava com peculiar astúcia o borbulhar dos bastidores da política regional, está de volta, e agora, com seu radar acuradíssimo. Semanalmente ele abrirá, aqui, sua ‘caixa de Pandora’, estreando hoje. Acompanhe!

 

O nome disso é eleição…

Tá batendo o desespero em alguns vereadores de Jaraguá do Sul. A cada sessão da Câmara, surgem novas denúncias contra o prefeito Jair Franzner (MDB), a maioria delas descabidas e sem a mínima conexão com a realidade. O que esses parlamentares querem é criar cortina de fumaça, causar desgaste ao governo. O nome disso é eleição que se aproxima. E só.

 

Do outro lado

Falta ao prefeito Jair a iniciativa de chamar seu grupo, liderar, motivar, unir. O governo tem ótima aprovação junto ao eleitorado, como mostram as pesquisas internas encomendadas por todos os partidos, mas, por outro lado, tem falhado na articulação. Isso é visível. Por isso, o governo sofre um calorzinho da oposição. Se arrumar a casa, tende a ter uma eleição muito mais tranquila.

 

Fogo amigo

Na base do governo Jair Franzner, algumas peças mais atrapalham do que ajudam. O fogo amigo tem reinado. Precisa ser combatido.

 

PL/MDB

O governador Jorginho Mello (PL) fez duas viagens internacionais desde que assumiu. Nas duas, fez questão de ter a companhia do deputado estadual e ex-prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Luneli (MDB). Além de abrir portas por sua história de sucesso empresarial e ter dado exemplo de eficiência na gestão pública, Antídio é um nome bem aceito no PL. Passa pelo ex-prefeito de Jaraguá do Sul e por outras lideranças mais à direita da sigla, a formação de alianças entre o PL e o MDB na região.

 

Na região

O PL está tendo bastante dificuldade de se organizar na região. É muita gente querendo surfar a onda do bolsonarismo, mas poucos realmente preparados e comprometidos. O filtro vai ter que ser colocado para funcionar.

 

E o PT?

Jaraguá do Sul é uma cidade tradicionalmente situada mais à direita no campo político. Entretanto, aqui o PT chegou a ter dois vereadores em uma mesma legislatura. Elegeu ainda um deputado estadual, Dionei Walter da Silva, que bateu na trave e quase foi prefeito do município. Mas parece que esses são tempos passados. Por enquanto, não se vê sinais de organização mínima da esquerda.

 

Em Itajaí

O MDB de Santa Catarina prepara grande ato para o lançamento da pré-candidatura do deputado federal Carlos Chiodini à Prefeitura de Itajaí. Será no dia 8 de março, às 19h30, na Sociedade Tiradentes.

 

Para não deixar dúvida

O ato marcado para acontecer neste domingo (25), na Avenida Paulista, deve deixar claro que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ainda tem um enorme capital político. A previsão é de que cerca de 100 deputados, oito senadores e três governadores participem. O governador Jorginho Mello conseguiu remarcar sua passagem de Dubai para chegar a tempo.