“De outros carnavais…”

Por: Zeca Jr.

21/02/2020 - 02:02 - Atualizada em: 21/02/2020 - 02:14

Quanto riso, quanta alegria, mais de mil palhaços no salão, Arlequim está chorando pelo amor da Colombina, no meio da multidão! Ah quanta saudades das marchinhas que embalavam os carnavais de salão por aqui! Hoje, só restam lembranças!

Para os mais novos, os anos 80 e início dos anos 90, são repletos de muitas histórias pra contar…Porque, pasmem! Nós tínhamos carnaval em Jaraguá e o detalhe é que os bailes aconteciam todas as noites nos diversos clubes.

As coisas rolavam da seguinte maneira: Na sexta-feira, era a Noite Azul e Branco no Baependi, no sábado, Concurso de Blocos no salão do Juventus, domingo, os foliões reuniam-se no Beira Rio, na segunda-feira tinha o Concurso de Blocos da RBS TV no Baependi e os dias da folia de Momo encerravam na terça-feira, com o resultado do Concurso de Blocos no Juventus.

Outra coisa legal daquela época é o povo todo (com raríssimas exceções) iam para os bailes fantasiados. Era uma infinidade de Piratas, Odaliscas, Ciganos, Noivinhas e tinha até gente fantasiada de Índio (o povo vestia-se de índio e não tinha mimimi) . Blusinha e shortinho, camiseta e bermuda eram coisas para o dia-a-dia, o lance era mesmo ir fantasiado.

Dentre as inúmeras fantasias existiam aquelas que pela audácia eram destaque e pasmem, o povo todo ficava em polvorosa esperando eles entrarem no salão. estou falando do Tião, Cali, Alaor, Joni, Luiz Augusto, nossos eternos profissionais da beleza, que a cada ano apresentavam fantasias surpreendentes, criadas e desenvolvidas por eles mesmos, fantasias essas que causavam torpor pela criatividade, ousadia e beleza.

Lembro que quando eles adentravam o salão, a banda até fazia uma pausa para recebe-los, tal era a expectativa em vê-los “encarnando” as mais belas divas da noite, com seus vestidos ricamente bordados e arranjos na cabeça tão criativos que fariam inveja ao Joãosinho Trinta.

Uma coisa importante a ser falada é que apesar de estarmos vivendo em uma época (meados dos anos 80, início dos anos 90) aonde o preconceito imperava, ainda mais numa cidade pequena com ares provincianos, todos eles sempre eram muito bem-vindos e respeitados por serem pessoas maravilhosas e exímios profissionais em suas áreas de atuação. Afinal de contas o intuito deles era a diversão, não querendo com isso levantar bandeiras, ou chocar a sociedade.

Parabéns meninos, por serem sempre tão autênticos e singulares e por ter proporcionado esses momentos tão especiais de alegria para todos nós.

Uma coisa interessante e que vale a pena ser falada é que o dinheiro para a confecção das fantasias, não vinha do poder público, mas sim pago do bolso dos foliões. Talvez por isso, a coisa funcionava.

Outra coisa: Naquele tempo não se falava em DeeJay. No palco dos clubes, ou era a banda 4ª Redenção ou a Pop Band, que fazia a alegria dos foliões jaraguaenses com um repertório repleto de marchinhas e dos mais conhecidos sambas enredo, que fazia o povo girar em torno do salão com seus cordões e trenzinhos arremessando confetes e serpentinas.

Ah, quanta saudade desse tempo. O bom de tudo é ter vivido isso tudo e poder guardar todas essas lembranças boas na memória e no coração.

Não preciso nem dizer que sou um eterno apaixonado pelo carnaval, né? Como seria bom voltar no tempo e poder reviver tudo isso novamente!

Quem sabe, um dia possamos ter o Carnaval novamente em Jaraguá?

(As fotos utilizadas para ilustrar a capa, fazem parte do acervo pessoal de Alaor Paoletto e Cali Giovanella.)

No Pirata

A banda Terra Celta é a atração do Pirata neste sábado.

Olha aí marujarada amiga, que a embarcação do rock está zarpando para mais um final de semana repleto de coisas boas e de novas possibilidades.

Pra começar todo o agito, nessa sexta-feira (21), quem sobe ao palco para destilar o seu som é a banda Ciclo 5, que traz seu repertório com muito Raimundos, CPM22, Detonautas, Charlie Brown Jr. e muito rock nacional.

No sábado (22), a noite fica por conta da banda Terra Celta, uma trupe de malucos com suas roupas excêntricas e instrumentos barulhentos invade outra vez o Pirata Rock Bar pra colocar todo mundo pra dançar. A Banda Terra Celta já se tornou uma das queridinhas da galera e com certeza, será noite de casa cheia. A abertura da noite fica por conta da banda Princípio Ativo que vem para agitar a galera.

Vale lembrar que a censura da casa é de 18 anos, sendo que menores devem ser acompanhados pelos pais. Obrigatória apresentação de documento com foto.

Reservas de mesas e maiores informações é só ligar para o fone: (47) 98407-9266.

Mares do Sul

Uma edição especial dos Mares do Sul acontece no Baependi no próximo dia 14 de março.

Quem não lembra das maravilhosas noites nos Mares do Sul, que agitavam as pérgulas da piscina do Baependi? Pois elas estão de volta. Com um novo formato e fazendo uma edição comemorativa.

O agito todo acontece no próximo dia 14 de março, no salão nobre do Baepe que será todo decorado com frutas para dar o clima da festa. Como atrações da noite, a banda Mr. Joker de Floripa e os DJ´s Paulico e Macarrão.

Maiores informações e reservas de mesas através do WhatsApp (47) 99608.1479.

Fica registrado o convite.

The John

Sexta-feira, tem Taberna Russa no The John.

A casinha mais simpática da Domingos da Nova, preparando um final de semana daqueles com muita gente bonita e som de qualidade.

Na sexta-feira (21) quem estará fazendo o som por lá é a banda Taberna Russa, que traz no repertório muito rock nacional e internacional pra galera.

No sábado (22). dentro do clima carnavalesco, o The John faz sua Festa a fantasia, em ritmo de rock, com a banda Red Savina. Para quem vier fantasiado, o ingresso é apenas R$5,00.

Param quem ainda não conhece, o The John fica coladinho a Studio FM.

Raimundos e Tequila

Em abril tem show com Raimundos no Pirata.

Quando abril chegar, mais precisamente o dia 11, os amantes do bom e velho rock poderão curtir dois showzaços, Tequila Baby e Raimundos tocando o terror numa noite pra lá de alucinante no Pirata Rock Bar.

Os ingressos antecipados já estão sendo vendidos nos seguintes locais: no Posto Mime Matriz, na Cavalera do Jaraguá do Sul Park Shopping e no O Limbo – O bazar do rock.

Mais detalhes em breve por aqui.

Carnaval Infantil

Terça-feira (25) tem carnaval infantil no Baepe, a partir das 14h.

No próximo terça-feira (25) o Clube Atlético Baependi abre suas portas para receber os foliões infantis para pular carnaval. Capriche na fantasia dos seus pequenos para curtir esse mini agito que acontece a partir das 14h. e será embalado pelo DJ Xalinho.

Ingressos serão vendidos na portaria do evento, sendo que os sócios do clube não pagam ingresso.

Fica o toque.

Vamos embora que a litorina não espera.
Até semana que vem!